O Executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo manifestou “total disponibilidade para alocar, se necessário, meios da autarquia aos municípios mais afetados” pela passagem da depressão Kristin, “nomeadamente Leiria, Coimbra, Figueira da Foz e Vila Franca de Xira”.
A informação foi avançada, esta quarta-feira, em comunicado.
A Câmara refere que, através da Proteção Civil Municipal, “tem estado a acompanhar em permanência o impacto da tempestade na cidade e no concelho” e que este, até ao momento, foi reduzido.
“Num período de análise que decorreu entre as 00h00 de domingo (25/01) e as 10h00 de hoje (28/01), o maior número de ocorrências, no que à tipologia diz respeito, prendeu-se com as inundações, num total de 15“, lê-se.
Em segundo lugar no número de ocorrências, “encontram-se a queda de elementos de construção e estruturas temporárias, como painéis de obras e publicitários, agrupadas num total de seis“. Foram registadas também quatro quedas de árvore, “que implicaram a limpeza de via e sinalização de perigo“.
“A circulação, mesmo onde foram registadas mais limitações, não originou qualquer encerramento definitivo. A Proteção Civil Municipal está a acompanhar e monitorizar situações pontuais junto a linhas de água“, acrescenta.
O Município lembra ainda que, “de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para hoje, 28 de janeiro, no concelho de Viana do Castelo, a previsão é de ondas de oeste/noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima, com período de pico de 16/18 segundos“, e que, “para agitação marítima, está em vigor um aviso vermelho entre as 03h00 e as 21h00 de hoje“.

