Viana: comprar no comércio tradicional vai dar “pontos” para usar em vários estabelecimentos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo apresentaram, esta terça-feira, o projeto “Bairro no Coração”, que tem como finalidade dinamizar o comércio de proximidade e a vida citadina.

Sob o mote “Bairro do Coração: no centro de tudo, no coração de todos”, trata-se de um projeto-piloto que reflete a visão de uma Viana do Castelo “moderna, humana e participativa — onde a tecnologia serve o território e o comércio local é o verdadeiro protagonista“, como explica a Câmara Municipal.

No centro deste ecossistema está a aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa quem compra no comércio local.

Cada compra vale “corações” que podem ser trocados por experiências e vantagens exclusivas em estabelecimentos aderentes e equipamentos municipais. A app é simples, intuitiva, segura, antifraude e está disponível para Android e iOS, pretendendo aproximar clientes e comerciantes através de um conjunto de vantagens exclusivas.

Para poder utilizar este serviço, o utente deve inscrever-se no website/aplicação mobile. Após esta etapa, terá acesso a uma conta virtual (wallet) que lhe permite verificar o histórico de consumos, converter os corações em cupões de desconto nas lojas aderentes ao Viana Pocket e em serviços municipais, desmaterializar o cartão físico e carregar as faturas efetuadas nas diversas lojas disponíveis no programa, bem como consultar informação útil municipal, como notícias e eventos.

Além do sistema de recompensas, a aplicação representa ainda uma mais-valia para a visibilidade das lojas, funcionando como uma verdadeira montra digital do comércio de Viana do Castelo. Em qualquer lugar e a qualquer hora, qualquer pessoa pode pesquisar, conhecer as lojas e descobrir os produtos e serviços disponíveis.

Segundo Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta plataforma visa “aproveitar a tecnologia, atualizando o comércio, mas tendo por base a nossa identidade“.

Este é o clique que fará a diferença na dinamização, promoção e valorização do centro histórico. ‘A cidade no teu bolso’ é o mote para uma campanha diferenciadora. Iniciamos agora uma nova história relativamente à dinâmica do nosso centro histórico“, frisou.

Já Manuel Cunha Júnior, presidente da AEDVC, afirmou que este é um projeto “extremamente importante para atualizar e revigorar o comércio“, em que “cada um tem de fazer a sua parte para que o comércio dê o salto rumo à digitalização“, indicando que a associação empresarial está disponível para apoiar os comerciantes na adesão.

Ricardo Rego, vereador da Inovação Digital, realçou que o objetivo do Viana Pocket é estabelecer um princípio de recompensas para quem compra no comércio de Viana do Castelo, sendo que cada comerciante poderá escolher a recompensa que quererá disponibilizar, por exemplo com a oferta de descontos ou promoções, e o período em que as mesmas estarão ativas.

Informou ainda que, dos 136 comércios existentes no centro histórico vianense, 47% já aderiram ao Viana Pocket, num trabalho de adesão que tem sido feito porta a porta.

Distinguida como a terceira melhor candidatura nacional entre 125 apresentadas, Viana do Castelo reforça assim o seu compromisso com a revitalização económica e social do centro histórico.

A prorrogação da candidatura PRR até 2026 garante o tempo necessário para a conclusão integral das ações previstas, num contexto em que a implementação continua a decorrer a nível nacional.

Com um investimento global superior a um milhão de euros, o Bairro do Coração prepara-se agora para a sua fase mais visível: a instalação da infraestrutura tecnológica, que inclui Wi-Fi e 5G em zonas estratégicas, mupis interativos, montras digitais, marketplace, cacifos inteligentes e uma sala de comando e controlo.

Todo este sistema deverá estar operacional até fevereiro. Seguir-se-á a fase de formação e integração com os comerciantes, permitindo ativar plenamente o projeto.

Mais do que um projeto tecnológico, o Bairro do Coração assume-se como uma nova forma de viver e valorizar o comércio local. O objetivo é trazer mais pessoas às ruas e às lojas, reforçando o sentimento de pertença e a atratividade económica do centro histórico.

O projeto Bairro do Coração de Viana do Castelo é financiado no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), desenvolvido pelo consórcio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo. Conta com um investimento de 721.516,35 euros, inserido num investimento elegível global de 1.134.892,63 euros.

A marca “Coração de Viana” parte de uma representação gráfica da malha urbana do centro histórico de Viana do Castelo, reinterpretada no interior de um coração estilizado. O resultado é uma fusão entre território e identidade emocional, onde o traçado das ruas forma o corpo simbólico do “coração” da cidade. A composição destaca, ao centro, a identidade verbal “Coração de Viana”, evocando não só a presença da marca enquanto elemento unificador dos vários bairros comerciais, mas também a ideia de ponto de encontro, praça central ou espaço comum, em torno do qual tudo se organiza e converge.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.