Viana abre concurso para atribuição de 32 habitações sociais

A Câmara Municipal anunciou que pretende “proceder à atribuição, em regime de arrendamento apoiado e mediante procedimento de concurso por classificação, de 32 habitações sociais, distribuídas nas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque”.

O prazo para a apresentação de candidaturas decorre entre os dias 2 e 27 de fevereiro de 2026.

Na Urbanização Municipal de S. José, freguesia de Alvarães, estão disponíveis para candidatura um total de 15 casas, entre sete habitações de tipologia T2 e oito casas tipologia T3, todas habitações novas e sem barreiras arquitetónicas.

Na Urbanização Municipal da Costeira, freguesia de Alvarães, estão disponíveis para arrendamento duas casas, habitações reabilitadas e com barreiras arquitetónicas, tipologia T2.

Na Urbanização Municipal do Malhão, freguesia de Areosa, estão disponíveis duas habitações reabilitadas, de tipologia T3 e com barreiras arquitetónicas.

Já na Urbanização Municipal do Lugar do Meio, freguesia de Areosa, estão disponíveis também duas habitações reabilitadas, uma T2 e uma T3, ambas com barreiras arquitetónicas.

Na Urbanização Municipal do Lugar do Souto, freguesia de Barroselas, estão disponíveis duas casas reabilitadas de tipologia T2 e com barreiras arquitetónicas.

Já na Urbanização Municipal do Carvalhal, freguesia de Darque, encontram-se disponíveis um total de 9 habitações novas, sendo quatro de tipologia T2 e cinco de tipologia T3, sem barreiras arquitetónicas.

De acordo com o edital, as habitações sociais do Município de Viana do Castelo são atribuídas a título precário e como medida transitória de alternativa habitacional, mediante celebração de contrato de arrendamento apoiado, pelo prazo de 10 anos, estando sujeitas ao regime do arrendamento apoiado, nos termos do artigo 17.º e 19.º da Lei n.º 81/2014, de 19 de dezembro, na sua redação atual.

Podem candidatar-se ao concurso os cidadãos residentes em território nacional que possam comprovar, no momento da candidatura, segurança e estabilidade jurídica para execução do contrato, que não estejam em nenhuma das situações de impedimento previstas no artigo 6.º da Lei que estabelece o novo regime do arrendamento apoiado e cumpram as restantes condições de acesso definidas nos artigos 7.° e 8.° do Regulamento de Gestão do Parque Habitacional do Município de Viana do Castelo.

O pedido de atribuição de habitação social deverá ser apresentado, obrigatoriamente, através da entrega de formulário próprio, disponibilizado no site e nas instalações da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Modelo n.º 586, o qual deverá ser devidamente preenchido e assinado pelo representante do agregado familiar e restantes elementos do agregado familiar, maiores de 18 anos, caso existam.

O concurso por classificação visa a atribuição de habitações localizadas em várias Urbanizações Municipais, devendo o candidato indicar, no formulário de candidatura, a Referência e/ou Urbanização a que se candidata, por ordem de preferência, caso opte por candidatar-se a mais do que uma urbanização.

Todas as informações, documentação e formulário de candidatura estão disponíveis AQUI.

Os pedidos de esclarecimentos devem ser apresentados à Divisão de Coesão Social, mediante agendamento de atendimento através do número de telefone 258809316 ou, presencialmente, no Edifício Vila Rosa, situado Avenida Rocha Páris, nº 103, em Viana do Castelo.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".

Filme rodado em Lanheses vai estar em cena no Sá de Miranda

Rodado entre 1979 e 1985 em Lanheses, "O Movimento das Coisas" retrata de forma "única e sensível o quotidiano" desta vila histórica, "das suas gentes, dos gestos simples e da vida comunitária de outros tempos".

Tomé Pinto: “Cinema sem público. Público sem cinema”

Artigo de opinião de Tomé Pinto, do Bloco de Esquerda.

Hugo Soares “e convidados” levam Vila Franca à gargalhada

Hugo Soares, humorista natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, tem atuado um pouco por todo o concelho e foi em Vila Franca, este domingo, que deu início à agenda do mês de fevereiro.