Projeto do IPVC apresenta vídeos da viagem no Atlântico

O projeto FISATUR lançou o trailer e o vídeo resumo do Trade Navigation Tour (TNT), atividade central do projeto que decorreu entre 17 e 30 de setembro de 2025, em França, Espanha e Portugal, reunindo agentes dos setores da pesca, aquacultura, turismo, inovação e governação local.

Concebido como uma experiência de cooperação transfronteiriça e de aprendizagem em contexto real, o Trade Navigation Tour promoveu a ligação entre territórios costeiros atlânticos e a partilha de práticas associadas à diversificação das atividades da pesca e ao desenvolvimento de soluções de turismo sustentável.

Ao longo do percurso, seis empreendedores do programa de incubação do FISATUR — Balades en mer commentées en rade de Brest e PesKet (França), Pescaturismo Nuevo Migueliño e Redeiras Atalaia (Espanha), Preservação do Património Marítimo de Esposende e Oficina do Mar (Portugal) — viajaram de barco ao longo da costa atlântica, estabelecendo contacto direto com comunidades locais, instituições e atores do território.

A iniciativa integrou workshops, fóruns públicos e momentos de debate, criando espaços de diálogo entre diferentes ecossistemas ligados à economia do mar e reforçando redes de cooperação entre regiões atlânticas.

O trailer oficial oferece uma visão sintética do espírito e da dimensão do Trade Navigation Tour, destacando a diversidade dos territórios visitados e a natureza colaborativa da iniciativa. O vídeo resumo complementa esta abordagem com testemunhos de empreendedores, parceiros do projeto e da project officer da CINEA – Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente.

Para Julia Beile, project officer do FISATUR na CINEA, “projetos como o FISATUR são realmente importantes para as comunidades piscatórias, que necessitam de diversificar as suas atividades e reforçar a resiliência costeira“, sublinhando ainda o envolvimento e o caráter ambicioso do Trade Navigation Tour.

A participação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foi destacada por Goretti Silva, professora coordenadora, que classificou o FISATUR como “um projeto exigente, pela diversidade de vontades e formas de trabalhar, mas também particularmente compensador“.

Também Manuel Fonseca, professor coordenador do IPVC, realçou a dimensão pessoal e profissional da experiência, considerando-a “extremamente enriquecedora“.

Os novos vídeos reforçam a missão do FISATUR de promover o desenvolvimento costeiro sustentável através da ligação entre pesca e turismo, da inovação e da valorização ativa do património marítimo nas regiões atlânticas.

O FISATUR é um projeto europeu cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura, que promove a criação de produtos turísticos inovadores associados às comunidades piscatórias no Espaço Atlântico.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".

Filme rodado em Lanheses vai estar em cena no Sá de Miranda

Rodado entre 1979 e 1985 em Lanheses, "O Movimento das Coisas" retrata de forma "única e sensível o quotidiano" desta vila histórica, "das suas gentes, dos gestos simples e da vida comunitária de outros tempos".

Tomé Pinto: “Cinema sem público. Público sem cinema”

Artigo de opinião de Tomé Pinto, do Bloco de Esquerda.

Hugo Soares “e convidados” levam Vila Franca à gargalhada

Hugo Soares, humorista natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, tem atuado um pouco por todo o concelho e foi em Vila Franca, este domingo, que deu início à agenda do mês de fevereiro.