Os 24 motoristas do TuViana, novo serviço público de transportes de Viana do Castelo, que inicia esta terça-feira, 23 de setembro, estão “preparados e ansiosos” para assumir o desafio, que acreditam ser uma mais-valia para a população do concelho.
“Procurava um sítio mais tranquilo para viver. Entretanto, abriu este concurso da Câmara de Viana e aproveitei“, revelou Joana Gonçalves, de 31 anos, que é natural de Lisboa e que traz sete anos de experiência na Carris.
“Estamos cá para melhorar e levar este projeto para a frente. Estamos preparados e muito ansiosos. Esperamos continuar aqui por muito tempo“, afirmou ainda em declarações exclusivas ao VIANA AO MINUTO.
Rui Novo, 44 anos, é de Viana do Castelo, chega de “uma companhia de ocasionais” e também se assumiu pronto para o desafio.
“Eram muitas horas longe e então optei por vir para os urbanos, para estar mais perto da família. Ansiedade? Está sempre presente em todas as etapas da nossa vida. Esta é mais uma. Mas o projeto é bom e só tem a melhorar“, garantiu.
Fotografia de capa: VIANA AO MINUTO
Em comunicado enviado às redações, recentemente, a Câmara explicou que, com esta operação, Viana do Castelo passa de 142 quilómetros para 293 quilómetros na rede urbana, enquanto a rede escolar passa de 98 quilómetros para 129. Ou seja, “a rede total passa dos atuais 240 quilómetros para 422 quilómetros“.
O regulamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros de Viana do Castelo já está publicado em Diário da República e prevê um total de 16 linhas e respetivas paragens.
No aviso, consultado pela agência Lusa, constam os valores indicativos da Tarifa de Motorista que, na zona urbana, custa 1,25 euros e, no último de quatro circuitos na cidade, é de 1,75 euros.
Os bilhetes simples para a zona urbana custam 1,40 euros, atingindo no quarto circuito os 2,10 euros.
O preço dos bilhetes pré-comprados para a zona urbana oscila entre os 10,40 euros e os 14,15 euros.
Quanto aos bilhetes pré-comprados por pessoas com deficiência e reformados com mais de 65 anos, os valores oscilam entre os nove euros e os 11,50 euros.
O preço dos passes ilimitados tem um valor de referência que varia entre os 19,40 e os 27,15 euros e os passes ilimitados flexíveis entre os 25,15 e os 28,75 euros.
Já os passes ilimitados para deficientes e reformados com mais de 65 anos poderão custar entre os 11,60 e os 16 euros, sendo que os ilimitados flexíveis para a mesma categoria de utentes oscilam entre os 15 e os 17,25 euros.
A tarifa de referência para a rede geral inteira é de 37 euros e para a rede geral referência é de 19,75 euros.
O valor indicativo para as rotas turístico/cultural oscilam entre os 2,10 e os 5,25 euros.
O documento de regulamento foi aprovado pela Câmara Municipal em reunião extraordinária, a 12 de agosto, e pela Assembleia Municipal, em sessão extraordinária realizada a 18 de agosto.

