Montaria: passado da freguesia é retratado em exposição com cerca de 130 fotografias

Foi inaugurada na Montaria uma exposição, com cerca de 130 fotografias, que retrata o passado desta freguesia do concelho de Viana do Castelo.

A mostra, denominada Cartografia Afetiva da Montaria, é composta por fotografias de coleções domésticas com curadoria de Daniel Maciel, da AO NORTE, e vai estar patente no Salão Paroquial até 25 de janeiro, dia no qual serão exibidos vídeos nos quais alguns dos protagonistas contam a história desses mesmos registos fotográficos.

Começámos em Castelo do Neiva, há um ano. Na Montaria, estou desde setembro, mas a AO NORTE já tinha experiência na freguesia. Digitalizei cerca de 1100 fotografias. Aqui na exposição, estão cerca de 120, 130“, explicou Daniel Maciel ao VIANA AO MINUTO.

O investigador revelou ainda que, face à quantidade de fotografias que recolheu, está a ser planeada a inauguração de uma segunda exposição.

Em princípio, vai ser na Festa da Broa e do Chouriço, em julho. A segunda exposição e o lançamento do livro“, indicou.

Daniel Maciel confessou ainda que o desejo é o de percorrer o concelho todo.

A inauguração da exposição contou com a presença do pároco da freguesia, do presidente da Junta e também de Fabíola Oliveira e Manuel Vitorino, do executivo camarário, além de algumas dezenas de populares.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".

Filme rodado em Lanheses vai estar em cena no Sá de Miranda

Rodado entre 1979 e 1985 em Lanheses, "O Movimento das Coisas" retrata de forma "única e sensível o quotidiano" desta vila histórica, "das suas gentes, dos gestos simples e da vida comunitária de outros tempos".

Tomé Pinto: “Cinema sem público. Público sem cinema”

Artigo de opinião de Tomé Pinto, do Bloco de Esquerda.

Hugo Soares “e convidados” levam Vila Franca à gargalhada

Hugo Soares, humorista natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, tem atuado um pouco por todo o concelho e foi em Vila Franca, este domingo, que deu início à agenda do mês de fevereiro.