A Junta de Freguesia de Lanheses emitiu uma nota pública de felicitação ao lanhesense Diogo Amorim, “filho da terra ao serviço da Pátria” na Roménia.
“Ver o lanhesense Diogo Amorim, militar do Exército Português, na Roménia, integrado na 8.ª Força Nacional Destacada, no âmbito da missão da NATO de reforço do flanco leste europeu, com a Bandeira da Freguesia de Lanheses, é motivo de profundo orgulho para a nossa terra“, lê-se na legenda de um conjunto de fotografias que a Junta partilhou nas redes sociais.
O Executivo liderado por Luís Grenho escreve ainda que “a bandeira é apenas tecido, cor e símbolo“, mas realça que, “quando levada por um dos nossos, ganha outro significado“. “Leva consigo uma freguesia inteira, as suas raízes, a sua gente, a sua memória e o orgulho de uma comunidade que se revê nos seus filhos, estejam eles onde estiverem“, declara.
Ciente de que “servir Portugal longe de casa exige coragem, disciplina, sentido de dever e espírito de missão“, a Junta de Freguesia deixou também uma palavra de “reconhecimento e gratidão” a todos os militares portugueses que cumprem missões internacionais ao serviço da Pátria.
“Ao Diogo Amorim, em particular, deixamos o orgulho de Lanheses. Que esta missão decorra em segurança, que seja vivida com força, serenidade e honra, e que o regresso aconteça com saúde, com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que a sua terra nunca deixou de estar consigo“, escreve ainda a Junta, estendendo também as felicitações aos pais do jovem, Fernando Amorim Manou e Ana Amorim.
Por fim, a Junta refere ainda que foi deliberado que a Bandeira da Freguesia, que se vê nas fotografias, “ficará ao cuidado do Diogo Amorim, como lembrança desta missão e como gesto de reconhecimento da comunidade lanhesense pelo seu serviço“. “Porque há símbolos que se entregam com respeito. E há filhos da terra que os honram com orgulho. Força, Diogo. Lanheses está contigo. Portugal está contigo“, conclui.

