O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizou o 1.º Encontro Estudante-Atleta, no qual procedeu à entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, que distinguiram o Atleta do Ano, o Treinador do Ano e a Equipa do Ano.
Os atletas distinguidos foram Celina Peneda, campeã nacional universitária de salto em altura, vice-campeã no lançamento do peso, vice-campeã nos 400m barreiras e 3.º lugar em salto em altura; João Filipe Ferreira, vice-campeão nacional universitário no lançamento do martelo; Lara Rego, dupla medalha de bronze em salto em comprimento e triplo salto; e ainda Francisca Fontaínhas e Carolina Cunha, que ficaram em 2.º lugar nos campeonatos nacionais universitários de remo.
Com sete medalhas nacionais na época 2024/2025, Joel Maltez foi eleito o treinador do ano.
Já a equipa de voleibol masculino, a primeira do IPVC a apurar-se para as fases finais dos campeonatos nacionais universitários, foi distinguida com o prémio de equipa do ano.
Treinada por Gonçalo Arezes, a turma de voleibol é constituída pelos seguintes jogadores: Alexandre Franchyshyn, André Esteves Costa, André Filipe Esteves Bacelo, Geraldo Tomás Vieira Vila Franca, Gonçalo Gil Branco Lopes Romão Gomes, João Duarte da Costa Soares, João Maria Viana de Sá Oliveira, João Nuno Oliveira Rodrigues, Rafael Oliveira Barros e Rodrigo Ribeiro Pereira.
Na abertura do evento, Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, disse que “o desporto é uma componente essencial da formação em contexto de ensino superior, contribuindo para a saúde física e mental, para a integração e para o combate ao insucesso escolar“.
Carlos Rodrigues sublinhou ainda a existência de um regulamento interno para estudante-atleta e o crescimento contínuo do número de estudantes que competem por um número de modalidades também ele cada vez mais vasto.
Já Diogo Braz, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), reforçou o papel do IPVC no panorama nacional, ressalvando que é com “orgulho” que a FADU vê o trabalho que o IPVC tem feito.
“É uma instituição que valoriza e dá destaque a uma comunidade de estudantes-atletas cada vez maior. Criar condições para que estes jovens conciliem estudos e desporto é uma responsabilidade de todos nós e ficamos muito satisfeitos pelo trabalho aqui desenvolvido“, afirmou.
No encerramento, Luís Ceia, administrador dos Serviços de Ação Social do IPVC, destacou que o reconhecimento institucional dado aos atletas “é um estímulo” para continuar “a investir no desporto e nas condições de treino e acompanhamento“.
Já Ana Sofia Rodrigues, vice-presidente do IPVC, reforçou o alinhamento da instituição com o Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto, sublinhando que o IPVC procura “transformar o desporto num motor de saúde, inclusão e competitividade, integrando-o no quotidiano da instituição“.
Ana Sofia Rodrigues defendeu ainda a necessidade de promover ética, valores, equidade e formação integral, anunciando o desejo de o IPVC integrar o roteiro da exposição “Move-te por valores”, do IPDJ, com passagem pelas seis Escolas Superiores da instituição.
O evento ficou marcado também por uma mesa-redonda sobre “Conciliar o Desporto e o Ensino Superior: desafios, estratégias e oportunidades”, moderada por Ricardo Lima, subdiretor da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), com as participações de Diogo Braz (FADU), Rodrigo Oliveira, antigo estudante-atleta do IPVC, Ana Leonor Queirós, atual estudante-atleta do IPVC, e Joel Maltez, treinador de atletismo.
Atualmente, o IPVC conta com cerca de 150 estudantes-atletas, distribuídos por 12 modalidades, e foi recentemente distinguido, pela primeira vez, com o Selo Estudante-Atleta 2025–2027, atribuído pelo IPDJ.

