“Fazer uma lista de compras para a Black Friday, será realmente útil?”

Esta semana, a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor traz-nos alguns conselhos sobre a Black Friday.

Fazer uma lista de compras para a Black Friday, será realmente útil?

A Black Friday aproxima-se e, com ela, a avalanche de promoções, descontos e publicidade irresistível. É quase impossível ficar indiferente a tantas oportunidades de compra e é fácil perder o controlo e comprar o que não precisamos.

Por isso, fazer uma lista de compras pode ser o seu maior aliado nesta época de consumo intenso. Aceite o nosso desafio: junte a família e construam juntos uma lista do que realmente necessitam. Sempre com o intuito de economizar, tempo e dinheiro, descobrirá a utilidade de ter esta “cábula” consigo.

Em primeiro lugar, faça a lista do que necessita comprar (o indispensável) atempadamente, e esteja atento a possíveis armadilhas:

  • Analise as promoções com espírito crítico. Nem todos os descontos valem a pena. Verifique se o preço compensa e se a redução é real: todos os produtos devem exibir de forma clara o preço antigo e o atual, ou a percentagem de desconto. E confirme sempre que o valor registado na caixa corresponde ao anunciado;
  • Aproveite para consultar os folhetos e sites promocionais, mas vá com tempo para comparar preços entre lojas e marcas;
  • Pense na utilidade e validade dos produtos. Embalagens maiores podem parecer mais vantajosas, mas certifique-se de que conseguirá consumi-las antes da data de validade — especialmente no caso dos alimentos;
  • Evite compras por impulso. Embora os mais pequenos possam participar na elaboração da lista, evite levá-los às lojas — muitos produtos são estrategicamente colocados ao nível dos olhos para despertar o desejo de compra;
  • Não se esqueça que os produtos de “marca própria” ou “marca branca” podem ser boas alternativas.

A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para poupar, desde que compre com consciência e planeamento. Com uma boa lista de compras, garante que aproveita apenas as verdadeiras oportunidades e evita gastos desnecessários.

Para estas e mais informações, pode contar com o apoio da DECO Minho através do número de telefone 258 821 083 ou através do endereço eletrónico deco.minho@deco.pt.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".

Filme rodado em Lanheses vai estar em cena no Sá de Miranda

Rodado entre 1979 e 1985 em Lanheses, "O Movimento das Coisas" retrata de forma "única e sensível o quotidiano" desta vila histórica, "das suas gentes, dos gestos simples e da vida comunitária de outros tempos".

Tomé Pinto: “Cinema sem público. Público sem cinema”

Artigo de opinião de Tomé Pinto, do Bloco de Esquerda.

Hugo Soares “e convidados” levam Vila Franca à gargalhada

Hugo Soares, humorista natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, tem atuado um pouco por todo o concelho e foi em Vila Franca, este domingo, que deu início à agenda do mês de fevereiro.