Foi inaugurada, esta terça-feira, uma placa em homenagem ao padre Manuel Maciel Fraga, fundador do Centro Comunitário de Darque (CCD), à entrada dessa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
A ideia partiu da Comissão de Festas de Darque dos últimos seis anos e foi aceite pela atual direção do CCD, que é presidida pelo padre Xavier Moreira.
Na cerimónia, esteve Carlota Borges, vereadora da Coesão Social; Paulo Taborda, presidente da Junta de Freguesia de Darque; e Orlando Antunes, diretor distrital da Segurança Social.
Estiveram presentes também vários familiares do padre Manuel Maciel Fraga.
Natural de Subportela, o padre Manuel Maciel Fraga foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1974, na Sé de Braga, por D. Francisco Maria da Silva.
Após a ordenação sacerdotal, foi nomeado Vigário Cooperador da Paróquia da Meadela, no Arciprestado de Viana do Castelo, onde antes realizou o seu estágio pastoral.
Em 1975, foi nomeado pároco de Deão, paróquia que deixou em 1982, para se tornar pároco de Darque, ambas no Arciprestado de Viana do Castelo.
Viria a ser dispensado de Darque em 2015, por razões de saúde.
Os últimos anos de vida foram passados no CCD, casa que fundou.
Ao longo dos anos, Manuel Maciel Fraga foi ainda assistente e incansável promotor dos “Convívios Fraternos” na Diocese de Viana do Castelo.
Morreu em novembro de 2019, aos 71 anos.

