A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo apresentaram, esta terça-feira, o projeto “Bairro no Coração”, que tem como finalidade dinamizar o comércio de proximidade e a vida citadina.
Sob o mote “Bairro do Coração: no centro de tudo, no coração de todos”, trata-se de um projeto-piloto que reflete a visão de uma Viana do Castelo “moderna, humana e participativa — onde a tecnologia serve o território e o comércio local é o verdadeiro protagonista“, como explica a Câmara Municipal.
No centro deste ecossistema está a aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa quem compra no comércio local.
Cada compra vale “corações” que podem ser trocados por experiências e vantagens exclusivas em estabelecimentos aderentes e equipamentos municipais. A app é simples, intuitiva, segura, antifraude e está disponível para Android e iOS, pretendendo aproximar clientes e comerciantes através de um conjunto de vantagens exclusivas.
Para poder utilizar este serviço, o utente deve inscrever-se no website/aplicação mobile. Após esta etapa, terá acesso a uma conta virtual (wallet) que lhe permite verificar o histórico de consumos, converter os corações em cupões de desconto nas lojas aderentes ao Viana Pocket e em serviços municipais, desmaterializar o cartão físico e carregar as faturas efetuadas nas diversas lojas disponíveis no programa, bem como consultar informação útil municipal, como notícias e eventos.
Além do sistema de recompensas, a aplicação representa ainda uma mais-valia para a visibilidade das lojas, funcionando como uma verdadeira montra digital do comércio de Viana do Castelo. Em qualquer lugar e a qualquer hora, qualquer pessoa pode pesquisar, conhecer as lojas e descobrir os produtos e serviços disponíveis.
Segundo Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta plataforma visa “aproveitar a tecnologia, atualizando o comércio, mas tendo por base a nossa identidade“.
“Este é o clique que fará a diferença na dinamização, promoção e valorização do centro histórico. ‘A cidade no teu bolso’ é o mote para uma campanha diferenciadora. Iniciamos agora uma nova história relativamente à dinâmica do nosso centro histórico“, frisou.
Já Manuel Cunha Júnior, presidente da AEDVC, afirmou que este é um projeto “extremamente importante para atualizar e revigorar o comércio“, em que “cada um tem de fazer a sua parte para que o comércio dê o salto rumo à digitalização“, indicando que a associação empresarial está disponível para apoiar os comerciantes na adesão.
Ricardo Rego, vereador da Inovação Digital, realçou que o objetivo do Viana Pocket é estabelecer um princípio de recompensas para quem compra no comércio de Viana do Castelo, sendo que cada comerciante poderá escolher a recompensa que quererá disponibilizar, por exemplo com a oferta de descontos ou promoções, e o período em que as mesmas estarão ativas.
Informou ainda que, dos 136 comércios existentes no centro histórico vianense, 47% já aderiram ao Viana Pocket, num trabalho de adesão que tem sido feito porta a porta.
Distinguida como a terceira melhor candidatura nacional entre 125 apresentadas, Viana do Castelo reforça assim o seu compromisso com a revitalização económica e social do centro histórico.
A prorrogação da candidatura PRR até 2026 garante o tempo necessário para a conclusão integral das ações previstas, num contexto em que a implementação continua a decorrer a nível nacional.
Com um investimento global superior a um milhão de euros, o Bairro do Coração prepara-se agora para a sua fase mais visível: a instalação da infraestrutura tecnológica, que inclui Wi-Fi e 5G em zonas estratégicas, mupis interativos, montras digitais, marketplace, cacifos inteligentes e uma sala de comando e controlo.
Todo este sistema deverá estar operacional até fevereiro. Seguir-se-á a fase de formação e integração com os comerciantes, permitindo ativar plenamente o projeto.
Mais do que um projeto tecnológico, o Bairro do Coração assume-se como uma nova forma de viver e valorizar o comércio local. O objetivo é trazer mais pessoas às ruas e às lojas, reforçando o sentimento de pertença e a atratividade económica do centro histórico.
O projeto Bairro do Coração de Viana do Castelo é financiado no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), desenvolvido pelo consórcio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo. Conta com um investimento de 721.516,35 euros, inserido num investimento elegível global de 1.134.892,63 euros.
A marca “Coração de Viana” parte de uma representação gráfica da malha urbana do centro histórico de Viana do Castelo, reinterpretada no interior de um coração estilizado. O resultado é uma fusão entre território e identidade emocional, onde o traçado das ruas forma o corpo simbólico do “coração” da cidade. A composição destaca, ao centro, a identidade verbal “Coração de Viana”, evocando não só a presença da marca enquanto elemento unificador dos vários bairros comerciais, mas também a ideia de ponto de encontro, praça central ou espaço comum, em torno do qual tudo se organiza e converge.

