Marta Von Fridden, da Iniciativa Liberal (IL), foi eleita deputada na Assembleia Municipal de Viana do Castelo.
O partido teve 3,01% dos votos, um total de 1542, conseguindo, dessa forma, eleger um deputado para a Assembleia Municipal pela primeira vez.
“Esta é uma verdadeira vitória para a Iniciativa Liberal. Fizemos um resultado histórico e conseguimos cumprir o nosso objetivo nesta eleição autárquica – a eleição da primeira deputada municipal em Viana do Castelo, Marta von Fridden“, afirma a IL numa reação enviada ao VIANA AO MINUTO.
Segundo o partido, as prioridades para o mandato são claras.
“Queremos mais transparência nas decisões do executivo, queremos mais investimento e menos burocracia, mais habitação e mobilidade. Estamos comprometidos em tirar Viana do Castelo do contexto de interioridade que hoje apresenta“, lê-se.
O partido realça ainda que “esta vitória não fica só em Viana do Castelo, também em Ponte de Lima“, onde a IL conseguiu eleger também o primeiro deputado municipal, e também na freguesia de Paçô, em Arcos de Valdevez, onde alcançou “um resultado extraordinário“, tendo ficado muito perto de ganhar a Junta de Freguesia.
“Este é um sinal claro – e muito inspirador – do poder das ideias liberais e do percurso que temos feito no Alto Minho, pautado pela seriedade, conhecimento e pela vontade de trazer um novo dinamismo à região“, declara, garantindo que, a cada eleição, a IL vai continuar a semear “as sementes do liberalismo” e que, “mais cedo do que tarde, teremos municípios mais eficientes, mais transparentes e cheios de talento“, onde a qualidade de vida vai convidar os jovens a fixarem-se mais na região.
Além de Marta Von Fridden, pela Iniciativa Liberal, foram eleitos 12 deputados pelo PS, nove pela AD, cinco pela Chega, dois pelo JSPV, do fotógrafo Joca, que consegue dobrar o número de deputados e manter-se a quarta força mais votada, e mais dois pelo PCP.

