Centenas de autarcas de todo o país vão reunir-se no Centro Cultural de Viana do Castelo, este fim-de-semana, no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que tem como lema Poder Local – A proximidade que transforma Portugal.
No primeiro dia, vão ser eleitos os novos órgãos sociais da Associação para o mandato compreendido entre 2025 e 2029: Mesa do Congresso, o Conselho Geral, o Conselho Diretivo e o Conselho Fiscal.
O programa do Congresso integra, entre outros assuntos, a apresentação e debate das temáticas fundamentais para os municípios, como a Autonomia e Descentralização, o Financiamento Local e a Sustentabilidade e Coesão.
No segundo dia, será aprovada uma Resolução que será o documento político orientador dos trabalhos da AMMP ao longo do mandato.
A sessão de abertura contará com a presença de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal, da atual presidente da ANMP Luísa Salgueiro, do presidente da Mesa do Congresso e Conselho Geral Carlos Moedas, e do ministro da Economia e da Coesão Territorial Castro Almeida.
A sessão de encerramento contará com intervenções dos novos eleitos e também do primeiro-ministro Luís Montenegro.

