Viana do Castelo aprova cerca de 1 milhão para garantir mais saúde em Barroselas e Lanheses

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, a adjudicação e minuta de contrato para a requalificação de Centros de Saúde, nomeadamente do Lote 2 – Barroselas e do Lote 3 – Lanheses, por um valor global de 1,079 milhões de euros.

O Lote 2 – Barroselas será adjudicado por 784.828 euros, com um prazo de execução de 180 dias para recuperar um espaço que serve 11 mil utentes.

Já o Lote 3 – Lanheses irá ser adjudicado por 294.996 euros, com prazo de execução de também 180 dias para uma unidade com cerca de 1.500 utentes.

A empreitada “Execução da Requalificação de Centros de Saúde: Lote 1 – Darque; Lote 2 – Barroselas e Lote 3 – Lanheses” integra ainda o Lote 1 para requalificação do Centro de Saúde de Darque, unidade com cerca de 30 mil utentes e cuja reabilitação deverá rondar os 935 mil euros.

O investimento global previsto nos três centros ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA) e será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As empreitadas, com seis meses de prazo de execução, visam “requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança, e o conforto de utentes e profissionais“.

Recorde-se que, para a Saúde, o Plano de Atividades e Orçamento de 2026 da Câmara Municipal de Viana do Castelo destina 4,5 milhões de euros, sendo que a prioridade passa pela promoção da saúde preventiva e estilos de vida saudáveis; requalificação e reforço das instalações e os equipamentos de saúde existentes; reforço da Literacia em Saúde; cooperação com entidades de Saúde e Rede Social; Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico; inclusão, equidade e apoio às populações vulneráveis; ambiente saudável como base da qualidade de vida.

O acolhimento da reunião mundial da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS, em 2026, representa um marco de grande relevância para o município e reforça o seu compromisso estratégico com políticas públicas de promoção da saúde, sustentabilidade e qualidade de vida.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.