O filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro” deve estrear-se no Natal de 2026, segundo foi divulgado nas últimas horas. A primeira previsão, recorde-se, apontava para julho deste ano.
A informação foi revelada durante a gravação de uma “promo” que contou com a participação de Daniela Melchior, Luke Newton e Diogo Piçarra, três dos artistas que dão voz a personagens.
De lembrar que a antestreia deverá ter como palco o Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, onde são aguardadas as estrelas do filme.
Produzido pela Watermelon, “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro” tem um orçamento de 10 milhões de euros e conta com apoios do Fundo de Apoio do Turismo e Cinema e do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Conta também com o apoio da Câmara Municipal, que “vai financiar a estreia do filme em Viana do Castelo com a presença de todos os atores e do Instituto do Cinema e do Audiovisual [ICA], através de um programa do Turismo Porto e Norte de Portugal“.
O Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município de Viana do Castelo e a Watermelon Productions Lda. refere que a empresa é “a maior produtora de animação portuguesa” e que está a produzir “um filme de animação 3D inspirado nas tradições, arquitetura e costumes de Viana do Castelo, para crianças e famílias“, contando “com um elenco internacional de atores premiados e com enorme popularidade“.
“A história remete para o norte de um Portugal medieval, onde a bela Ana apaixona-se pelo pobre artesão Thomas. A história de um amor impossível, por causa do pai dela que exige que os pretendentes da sua filha apresentem uma joia como prova de nobreza. Mas o jovem casal recusa-se a desistir. Com a ajuda dos fiéis companheiros, da generosidade das mulheres da cidade e do talento de um misterioso joalheiro, Ana e Thomas enfrentarão muitos desafios por amor, incluindo o poderoso e malvado duque de Aragão“, lê-se na sinopse.

