Várias freguesias de Viana vão ser alvo de trabalhos de gestão de combustível em 2026

A E-REDES (Distribuição de Eletricidade, S.A.) vai realizar trabalhos de gestão de combustível (limpeza de terrenos) em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo, durante o próximo ano.

A intervenção, obrigatória por lei, “destina-se a limpar as faixas de proteção das linhas elétricas de média e alta tensão, como parte da Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível“.

Segundo a E-Redes, estão contempladas, no concelho de Viana do Castelo, as seguintes freguesias: Afife, Amonde, Areosa, Cardielos, Carreço, Darque, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Mazarefes, Montaria, Outeiro, Perre, Santa Marta de Portuzelo, Serreleis, Vila Fria e também a União das Freguesias de Torre e Vila Mou e a União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela.

O que é esperado dos proprietários? – Para que estes trabalhos de prevenção sejam possíveis, solicita-se aos proprietários que concedam os necessários acessos às equipas da E-REDES e dos seus prestadores de serviços. Caso algum proprietário se oponha à realização dos trabalhos, será iniciado um procedimento legal. Nesse caso, o proprietário passará a ser responsável pela execução dessa limpeza e fica sujeito a contraordenação (multa).

O que acontece ao material cortado (lenha)? – Relativamente ao material lenhoso com valor comercial resultante destes trabalhos, o proprietário poderá proceder à sua recolha. Para tal, terá um prazo mínimo de sete dias após a conclusão da limpeza nessa zona. Se o material não for recolhido dentro desse período, a entidade responsável pela gestão do combustível (E-REDES ou o seu prestador) poderá removê-lo e apropriar-se dele.

Qual a largura da faixa de limpeza? – A limpeza será efetuada por baixo dos cabos elétricos e numa faixa adicional para cada lado, conforme a tensão da linha. Linhas de Alta Tensão: 10 metros para cada um dos lados. Linhas de Média Tensão: 7 metros para cada um dos lados.

Para mais esclarecimentos, devem ser contactadas as seguintes entidades:

Prestador de Serviços (Ecoambiente)
Telefone: 219 156 090
Email: geral@ecoambiente.pt

E-REDES (Entidade Responsável)
Telefone: 961 048 590
Email: dgv.geral@e-redes.pt

Município (Viana do Castelo)
Telefone: 258 809 300
Email: cmviana@cm-viana-castelo.pt

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".

Filme rodado em Lanheses vai estar em cena no Sá de Miranda

Rodado entre 1979 e 1985 em Lanheses, "O Movimento das Coisas" retrata de forma "única e sensível o quotidiano" desta vila histórica, "das suas gentes, dos gestos simples e da vida comunitária de outros tempos".

Tomé Pinto: “Cinema sem público. Público sem cinema”

Artigo de opinião de Tomé Pinto, do Bloco de Esquerda.

Hugo Soares “e convidados” levam Vila Franca à gargalhada

Hugo Soares, humorista natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, tem atuado um pouco por todo o concelho e foi em Vila Franca, este domingo, que deu início à agenda do mês de fevereiro.