União das Freguesias de Viana e Meadela garante aprovação do maior orçamento de sempre

O orçamento da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, para o ano 2026, foi aprovado em sessão ordinária da Assembleia de Freguesia, esta segunda-feira, com votos a favor da CDU e do PSD e votos contra do PS e do Chega.

Trata-se do maior orçamento de sempre, no total de 1 158 481,82 euros.

Durante a apresentação do orçamento, Cláudia Marinho, nova presidente da União das Freguesias, alertou para dificuldades no valor das transferências de competências que o Município atribui, que “não acompanha as responsabilidades assumidas”.

Ao todo, segundo a autarca, são transferidos 250 mil euros, mas os gastos assumidos pela União superam os 290 mil euros, dos quais uma grande fatia na manutenção e higienização de 11 escolas, que são competência da União das Freguesias.

Durante a sessão, foi aprovado por unanimidade um protocolo a celebrar com a Artmatriz – Associação Cultural e Artística.

Foram aprovados também um voto de pesar, pela morte de Mário Lopes Sousa Pinto, e um voto de louvor ao jornal A Aurora do Lima, que celebrou em dezembro o 170.º aniversário.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.