O orçamento da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, para o ano 2026, foi aprovado em sessão ordinária da Assembleia de Freguesia, esta segunda-feira, com votos a favor da CDU e do PSD e votos contra do PS e do Chega.
Trata-se do maior orçamento de sempre, no total de 1 158 481,82 euros.
Durante a apresentação do orçamento, Cláudia Marinho, nova presidente da União das Freguesias, alertou para dificuldades no valor das transferências de competências que o Município atribui, que “não acompanha as responsabilidades assumidas”.
Ao todo, segundo a autarca, são transferidos 250 mil euros, mas os gastos assumidos pela União superam os 290 mil euros, dos quais uma grande fatia na manutenção e higienização de 11 escolas, que são competência da União das Freguesias.
Durante a sessão, foi aprovado por unanimidade um protocolo a celebrar com a Artmatriz – Associação Cultural e Artística.
Foram aprovados também um voto de pesar, pela morte de Mário Lopes Sousa Pinto, e um voto de louvor ao jornal A Aurora do Lima, que celebrou em dezembro o 170.º aniversário.

