União das Freguesias de Viana e Meadela aprova voto de louvor ao “A Aurora do Lima”

A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela aprovou por unanimidade, em sessão ordinária realizada esta segunda-feira, um voto de louvor pelo 170.º aniversário do jornal “A Aurora do Lima”, que se celebrou no dia 15 de dezembro.

Considerado o jornal mais antigo de Portugal continental, “A Aurora do Lima” foi fundado em 1855 por um grupo de destacados vianenses, no qual pontificava José Barbosa e Silva, tendo sido Camilo Castelo Branco um dos seus primeiros jornalistas.

Guerra Junqueiro, Luís Figueiredo da Guerra, Ramalho Ortigão, José Caldas, Cláudio Basto, João da Rocha, João Verde, Conde d’Aurora, José Rosa Araújo, Cruz Cerqueira, Salvato Feijó, Silva Campos, Severino Costa, Amadeu Costa e Augusto de Castro foram algumas das figuras que muito contribuíram para dar vida a este periódico.

As celebrações dos 170 anos, recorde-se, incluíram uma conferência com o sociólogo Manuel Carlos Silva e o economista José Martins, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, que disponibilizou também online os primeiros 100 anos deste jornal AQUI.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".

Filme rodado em Lanheses vai estar em cena no Sá de Miranda

Rodado entre 1979 e 1985 em Lanheses, "O Movimento das Coisas" retrata de forma "única e sensível o quotidiano" desta vila histórica, "das suas gentes, dos gestos simples e da vida comunitária de outros tempos".

Tomé Pinto: “Cinema sem público. Público sem cinema”

Artigo de opinião de Tomé Pinto, do Bloco de Esquerda.

Hugo Soares “e convidados” levam Vila Franca à gargalhada

Hugo Soares, humorista natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, tem atuado um pouco por todo o concelho e foi em Vila Franca, este domingo, que deu início à agenda do mês de fevereiro.