ULSAM reforça atendimento durante a Romaria d’Agonia para responder ao aumento de afluência

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai implementar um plano especial de atendimento durante o período da Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia, de forma a garantir resposta médica adequada num dos momentos de maior afluência de pessoas à cidade de Viana do Castelo.

Entre 15 e 17 de agosto, assim como no feriado municipal de 20 de agosto, o Serviço de Atendimento Complementar (SLAT) vai funcionar em regime alargado, abrindo portas entre as 08:00 e as 20:00 horas.

Este reforço visa responder não só a eventuais situações de urgência ligeira, mas também a necessidades de acompanhamento preventivo, reduzindo a pressão sobre o serviço de urgência hospitalar.

No dia 20 de agosto, data que assinala o ponto alto da romaria com a tradicional Procissão ao Mar, a ULSAM irá disponibilizar também o Centro de Saúde de Darque, que estará aberto das 14:00 às 20:00 horas para atendimento aos utentes.

Segundo a unidade de saúde, a medida procura “assegurar um acompanhamento médico preventivo e eficiente” num evento que, ano após ano, atrai milhares de visitantes à cidade e mobiliza um elevado número de residentes.

O reforço do atendimento durante a Romaria d’Agonia é visto como fundamental para dar resposta a um período em que se registam maiores concentrações de pessoas, mais atividades ao ar livre e, consequentemente, um aumento da probabilidade de pequenas urgências e ocorrências de saúde.

Com este plano, a ULSAM pretende garantir que a tradição e a celebração cultural da cidade decorrem com segurança, colocando a saúde pública como prioridade num dos eventos mais emblemáticos do Alto Minho.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.