Rui Sousa desmente José Belo: “É falso que Barroselas/Carvoeiro tenha 400 mil de dívida”

José Belo, candidato do Chega à Câmara Municipal de Viana do Castelo, gravou um vídeo, esta quarta-feira, através do qual disse que a União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, que está em processo de desagregação, vai “herdar uma dívida de quase 400 mil euros”.

Segundo apurou José Belo, Rui Sousa, presidente que cumpre o terceiro e último mandato à frente de Barroselas e Carvoeiro – e que é candidato pelo Partido Socialista à União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela – terá revelado que quem tem de pagar esta dívida é a Câmara Municipal.

Contudo, acrescenta José Belo, Eduardo Teixeira questionou Luís Nobre, em plena reunião de Câmara, sobre esta situação, e o autarca esclareceu que há uma dívida do Município, sim, mas de 29 mil euros.

Horas depois, ainda esta quarta-feira, Rui Sousa gravou um vídeo a negar as acusações de José Belo. Disse que o professor é “mentiroso” e assegurou que vai agir judicialmente.

Entretanto, a União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, presidida por Rui Sousa, emitiu um comunicado a que o VIANA AO MINUTO teve acesso e através do qual veio “repudiar e desmentir categoricamente os rumores infundados que circularam nas redes sociais esta quarta-feira, 17 de setembro, os quais falsamente alegam que esta autarquia possui dívidas na ordem dos 400 mil euros“.

Tais afirmações não só distorcem a realidade financeira da autarquia, como são irresponsáveis e ofensivas, atentando contra o trabalho sério e o bom nome do executivo em funções e, em particular, contra a honra do seu atual presidente“, lê-se, garantindo que, desde 2013, a gestão daquela União “tem sido pautada pelo rigor e responsabilidade“.

Assim, cumpre esclarecer que, nos termos do processo de desagregação das freguesias de Barroselas e Carvoeiro, a legislação em vigor (nomeadamente, a Lei n.º 39/2021, de 24 de junho, que define o regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias, e a Lei n.º 25-A/2025, de 13 de março, que visa a reposição das freguesias definidas pela lei anterior), determina a obrigatoriedade da publicação, em Diário da República, de todos os trâmites deste processo, inclusive as contas e a situação financeira da Junta de Freguesia“, informa.

A recolha e validação desta informação foi conduzida por uma comissão de extinção composta por cidadãos idóneos desta União de Freguesias e sujeita à verificação do Tribunal de Contas. Mais se informa que o montante de dívida apurado e publicitado à data é atualmente inferior, resultando da assunção de compromissos temporários no âmbito da execução de serviços e investimentos públicos, bem como da gestão corrente de tesouraria. Trata-se, pois, de uma situação inerente à normal atividade das autarquias, não representando qualquer desequilíbrio estrutural“, acrescenta.

Qualquer distorção desta informação é não só infundada e inadmissível, como revela um profundo desconhecimento da gestão autárquica, sendo prontamente desmentida pelos factos oficiais“, continua.

A tentativa de denegrir esta União de Freguesias e a sua equipa representa uma clara desconsideração pelo trabalho do Executivo em funções, pela Comissão de Extinção das Freguesias e por todos os Barroselenses e Carvoeirenses. O Executivo da União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro reafirma o seu compromisso com a verdade, apelando a um debate político sério, responsável e respeitador da dignidade das instituições e dos seus representantes“, conclui.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.