Quase 19 mil professores colocados nas escolas públicas para o ano letivo 2025/2026

O Ministério da Educação confirmou esta quinta-feira a colocação de 18.889 professores nas escolas públicas para o próximo ano letivo, resultado dos concursos anuais de mobilidade interna e contratação inicial.

De acordo com o comunicado, 17.455 docentes obtiveram colocação por mobilidade interna — mecanismo destinado a professores já integrados na carreira — e 1444 foram contratados a termo através do concurso de contratação inicial.

As listas definitivas de colocação, publicadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), dizem respeito aos níveis de ensino pré-escolar, básico e secundário e abrangem um total de 22.051 horários completos e incompletos colocados a concurso.

No caso da mobilidade interna, foram atribuídos 14.304 horários completos e 3151 horários incompletos. Entre os docentes de carreira colocados, 752 pertencem a Quadro de Agrupamento/Escola e foram indicados pelas suas unidades como “não tendo componente letiva”, 14.070 estão em Quadro de Zona Pedagógica e 2633 optaram por exercer funções temporariamente noutra escola do continente.

Já na contratação inicial, dos 1444 professores colocados, 1392 obtiveram horários completos e 326 vão renovar contratos celebrados no ano letivo anterior.

O Ministério destacou ainda que nas zonas do país com maior carência de docentes foram atribuídos horários a 2788 professores na região de Lisboa, 2454 no Porto, 1436 na Península de Setúbal e 981 no Algarve.

Em termos de grupos de recrutamento, as maiores colocações verificaram-se no 1.º ciclo do ensino básico (4846 horários), na educação especial 1 (1502) e na disciplina de Português do 3.º ciclo e ensino secundário (1234).

Os professores colocados através da mobilidade interna têm até terça-feira para aceitar a colocação na plataforma SIGRHE da DGAE e deverão apresentar-se nas respetivas escolas a 1 de setembro, dando início à preparação do ano letivo 2025/2026.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.