Projeto criado em Lanheses nomeado para o Prémio Manuel António da Mota

O projeto Elisa, assistente virtual desenvolvida pelo Centro Paroquial e Social de Lanheses para prestar apoio às organizações do terceiro setor, é um dos dez finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota.

Vasco Araújo, diretor-executivo, explicou que a instituição recebe “esta nomeação com profunda humildade, mas também com sentimento de honra e responsabilidade“.

Elisa é mais do que tecnologia: é um compromisso com a dignidade institucional, com a valorização dos profissionais e com a construção de um futuro mais justo e eficiente para todos“, afirmou.

Desenvolvida em colaboração com a Visual Thinking, com o apoio da Diocese de Viana e da Microsoft Portugal, através do seu programa de Filantropia, Elisa integra um sistema de processamento de linguagem natural, baseado em inteligência artificial, para oferecer respostas ágeis e precisas às mais diversas questões colocadas pelos utilizadores.

O lançamento decorreu em março deste ano.

O Prémio Manuel António da Mota reconhece anualmente iniciativas de inclusão, inovação e solidariedade.

O vencedor vai receber um prémio pecuniário de 50 mil euros. O segundo classificado vai ter direito a 25 mil e o terceiro vai receber 10 mil.

Estão ainda previstos 5 mil euros para sete menções honrosas.

A cerimónia de entrega de prémios está agendada para novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.