Primeiro século de “A Aurora do Lima” disponível no dia em que o jornal faz 170 anos

O jornal “A Aurora do Lima” celebra esta segunda-feira, 15 de dezembro, 170 anos.

Para assinalar a data, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo disponibiliza, através da sua página web, na secção “Biblioteca Digital”, os primeiros 100 anos deste jornal, o segundo mais antigo em Portugal, depois do Açoriano Oriental, e o mais antigo no continente.

O acesso pode ser efetuado diretamente AQUI ou, em alternativa, mediante pesquisa por “A Aurora do Lima” no perfil predefinido “Publicações Periódicas”.

Também esta segunda-feira, às 17:30 horas, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, vai decorrer uma conferência sobre os 170 anos de “A Aurora do Lima”, com o sociólogo Manuel Carlos Silva e o economista José Martins.

O jornal “A Aurora do Lima” foi fundado em 1855 por um grupo de destacados vianenses, no qual pontificava José Barbosa e Silva, tendo sido Camilo Castelo Branco um dos seus primeiros jornalistas.

Guerra Junqueiro, Luís Figueiredo da Guerra, Ramalho Ortigão, José Caldas, Cláudio Basto, João da Rocha, João Verde, Conde d’Aurora, José Rosa Araújo, Cruz Cerqueira, Salvato Feijó, Silva Campos, Severino Costa, Amadeu Costa e Augusto de Castro foram alguns dos personagens que muito contribuíram para dar vida a este periódico.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Viana: AD quer cidade mais voltada para o rio e Marinas mais dinâmicas

Luís Nobre, presidente da Câmara, esclareceu que o assunto está a ser tratado e que a gestão das três marinas vai ser concessionada a privados, sendo que a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) abriu concurso para a concessão.

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.