O jornal “A Aurora do Lima” celebra esta segunda-feira, 15 de dezembro, 170 anos.
Para assinalar a data, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo disponibiliza, através da sua página web, na secção “Biblioteca Digital”, os primeiros 100 anos deste jornal, o segundo mais antigo em Portugal, depois do Açoriano Oriental, e o mais antigo no continente.
O acesso pode ser efetuado diretamente AQUI ou, em alternativa, mediante pesquisa por “A Aurora do Lima” no perfil predefinido “Publicações Periódicas”.
Também esta segunda-feira, às 17:30 horas, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, vai decorrer uma conferência sobre os 170 anos de “A Aurora do Lima”, com o sociólogo Manuel Carlos Silva e o economista José Martins.
O jornal “A Aurora do Lima” foi fundado em 1855 por um grupo de destacados vianenses, no qual pontificava José Barbosa e Silva, tendo sido Camilo Castelo Branco um dos seus primeiros jornalistas.
Guerra Junqueiro, Luís Figueiredo da Guerra, Ramalho Ortigão, José Caldas, Cláudio Basto, João da Rocha, João Verde, Conde d’Aurora, José Rosa Araújo, Cruz Cerqueira, Salvato Feijó, Silva Campos, Severino Costa, Amadeu Costa e Augusto de Castro foram alguns dos personagens que muito contribuíram para dar vida a este periódico.

