Praça da República grita pela “libertação imediata” de ativistas detidos por Israel

Está programada para esta quinta-feira, na Praça da República, em Viana do Castelo, uma ação de protesto urgente a exigir a “libertação imediata” de Mariana Mortágua, Sofia Aparício e Miguel Duarte, detidos pelas autoridades israelitas, esta quarta-feira, durante uma ação humanitária que tinha Gaza como destino.

O evento, organizado pelo movimento de solidariedade com a Palestina, está agendado para as 18:00 horas.

Além da libertação imediata da delegação portuguesa, é exigido também o fim do bloqueio imposto a Gaza e a adoção de sanções efetivas a Israel.

A ação de protesto vai replicar-se em quase todas as capitais de distrito.

Em declarações à RTP3, esta quarta-feira, Joana Mortágua, irmã de Mariana Mortágua, garantiu que não tem informações sobre a familiar, nem sobre os restantes ativistas, e condenou o Governo por não ter “feito esforços para impedir uma detenção ilegal“.

O papel da diplomacia europeia era dizer a Israel que não pode interceptar e deter navios internacionais com ajuda humanitária em águas internacionais, isso é ilegal“, vincou.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.