Padre Renato Oliveira defende tese de Doutoramento em Roma

Renato Oliveira, pároco na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, defende esta terça-feira, em Roma, a tese de Doutoramento.

O projeto tem como tema “Do Movimento Litúrgico à Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II”.

De lembrar que, ainda recentemente, Renato Oliveira, que foi nomeado também, em 2025, chefe de Gabinete Episcopal da Diocese de Viana do Castelo, participou num encontro com o Papa Leão XIV, no Vaticano.

O encontro reuniu vários responsáveis ligados à Pastoral Litúrgica, numa iniciativa que teve como objetivo melhorar a forma como as celebrações são preparadas e vividas nas paróquias.

Durante a sessão, o Papa alertou para a importância de uma boa formação para todos os que participam nas missas — desde os leitores e cantores até aos ministros e grupos litúrgicos.

Leão XIV falou ainda sobre a necessidade de se tornar as celebrações mais próximas das pessoas: dignas, bem preparadas, mas também vividas com alegria e participação.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".