O Museu do Pão, em Outeiro, foi um dos pontos de paragem do “Ramp GPS – Passeio BTT Azenhas e Outros Engenhos de Água”, uma iniciativa do Grupo BTT Rampinhas que levou à descoberta de vários pontos do concelho vianense, este sábado.
“A nível de GPS, é a primeira vez. Temos dois percursos: um de 50 e outro de 80 quilómetros, guiados por GPS. O objetivo é dar a conhecer o património e a gastronomia do concelho de Viana do Castelo“, explicou José Luís Gomes, do Grupo BTT Rampinhas de Viana do Castelo, ao VIANA AO MINUTO.
Victor Rego, presidente da Junta de Freguesia de Outeiro, ficou satisfeito por poder dar a conhecer o Museu do Pão, ponto de visita obrigatório nesta localidade do concelho de Viana do Castelo.
“Quem quer visitar, pode consultar a Junta de Freguesia ou o Museu de Artes Decorativas e fazer a marcação. Costumam vir cá as escolas, os centros de dia… E tem tido muita adesão“, disse o autarca, sublinhando que a especialidade a degustação é broa e mel, embora haja também broa com chouriço e sardinha.
Além do Museu do Pão, Outeiro convida também a visitar a Azenha, o Trilho de São Martinho e diversos eventos organizados ao longo do ano, como as Festas, no final de abril; os Carrinhos de Rolamentos, no final de maio; ou o arraial gastronómico interfreguesias, feito juntamente com Perre.
Além do Museu do Pão, em Outeiro, o “Ramp GPS” deu a conhecer também diversos pontos de interesse em Perre, Montaria, Santa Leocádia de Geraz do Lima, Deocriste, Portela Susã, Mujães, Vila de Punhe, Vila Fria e Alvarães.

