Ourives com mais de 30 anos de experiência dá workshop sobre filigrana em Viana do Castelo

A Viana Festas promove, dia 6 de dezembro, o workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana”, que inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida os participantes a criarem a sua própria peça a partir desta tradição centenária.

A iniciativa, que assinala os dez anos da marca “Somos Todos Romaria”, pretende abrir os bastidores das artes e ofícios que mantêm viva a maior romaria do país.

Num tempo marcado pela urgência e pela produção em série, o workshop propõe um regresso à essência: trabalhar o fio de prata com as próprias mãos, compreender o tempo que o artesão dedica a cada curva, a cada solda e a cada detalhe, e perceber que o valor da filigrana está tanto na técnica como na emoção que transporta“, explica a organização.

A formação vai estar a cargo de Inês Barbosa, ourives da quinta geração e fundadora da oficina que leva o seu nome, uma referência nacional na filigrana certificada.

Inês Barbosa fundou, em 1993, a sua própria oficina e, ao longo de mais de três décadas, consolidou um percurso reconhecido com a distinção de Mestre de Excelência na Arte e Técnica da Filigrana.

Atualmente, partilha o legado com as filhas, perpetuando uma tradição que nasce na Póvoa de Lanhoso, território onde a filigrana conta histórias há mais de 2 mil anos.

O workshop terá lugar no Hotel AP D. Aninhas, mecenas da Romaria d’Agonia, entre as 14:30 e as 18:30 horas, e será limitado a 12 participantes.

Cada inscrito receberá uma peça em prata dourada sem enchimento, que irá trabalhar durante a formação utilizando técnicas tradicionais. No final, será possível personalizar a peça escolhendo entre três acabamentos: letra, flor em filigrana ou pérola.

Aberto a maiores de 18 anos.

As inscrições são aceites por ordem de chegada mediante envio de formulário disponível no site oficial (AQUI).

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.