Viana do Castelo está a mobilizar-se para salvar a vida de Lorena, menina de nove anos que se sentiu mal no início de agosto e que acabou por ser diagnosticada com aplasia medular. A criança, aluna do Agrupamento de Escolas da Foz do Neiva, está internada no Porto e “precisa com urgência de dadores de sangue e medula“.
“No dia 12 de setembro, entre as 09:00 e as 12:30 horas, nos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, vamos unir-nos para apoiar a Lorena e todas as pessoas que enfrentam esta luta“, lê-se numa nota publicada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na semana passada, nas redes sociais, e que tem sido amplamente replicada.
“Partilha esta mensagem e ajuda-nos a mobilizar o maior número de pessoas possível. Hoje é pela Lorena, amanhã pode ser por um de nós“, acrescenta ainda a instituição de ensino.
O que é aplasia medular?
A aplasia medular, ou anemia aplástica, é uma doença rara da medula óssea em que há diminuição da produção das células sanguíneas, que são normais na sua forma e funcionamento.

