A Infraestruturas de Portugal anunciou que, devido a “constrangimentos diversos”, não vão ser realizados trabalhos no âmbito da empreitada de colocação de barreiras para a proteção à catenária da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, até ao dia 13 de dezembro.
Foi avançado ainda que os condicionamentos de trânsito durante a noite, entre as 23:00 horas e as 06:00 horas, nos dias úteis, vão prolongar-se até ao dia 17 de fevereiro de 2026, data prevista para a conclusão da empreitada, em vez de 19 de dezembro, que era a primeira data estimada.
De lembrar que, devido às condições meteorológicas adversas, a intervenção, que se iniciou a 20 de outubro, esteve parada durante alguns dias.
Segundo foi anunciado em outubro, em causa está “uma empreitada de conservação” da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, que tem como objetivo a colocação de barreiras para proteção à catenária.
O trânsito ferroviário será também condicionado, com interdição noturna da meia-noite às 05:00 horas, devido a trabalhos próximos à catenária, que exigem corte de tensão.
O encerramento, porém, não será destinado a peões, bicicletas e motociclos, que vão continuar a ter permissão para utilizar a ponte.
A instalação da proteção definitiva vai permitir a remoção das redes provisórias e a reabertura da circulação pedonal do passeio existente do lado da via férrea nas rampas de acesso ao tabuleiro superior rodoviário da ponte Eiffel.

