Obras na Igreja de São Romão de Neiva avançam por quase meio milhão de euros

A empreitada de conservação e valorização da Igreja Paroquial de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai avançar nas próximas semanas.

A cerimónia de consignação da empreitada realizou-se na manhã desta segunda-feira, 8 de dezembro, e contou com a presença de Renato Oliveira, pároco da freguesia; Isabel Ventura, arquiteta da Frechal Patrimonial, a empresa responsável pela obra; Conceição Ferreira, presidente da Junta de Freguesia, e Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal.

A obra resulta de um investimento a rondar os 480 mil euros, dos quais 284 mil cofinanciados pelo Programa Regional do Norte 2030 e os restantes 200 mil pelo Município, e deverá ficar concluída no espaço de cerca de dez meses.

O objetivo é retirar as humidades do interior do edifício, substituir a cobertura de telha, rufos e conservação de todo o exterior, e ainda uma intervenção na torre.

De lembrar que a fundação primitiva do Mosteiro beneditino data dos séculos X-XI, tendo o cenóbio sido ampliado e sagrado em 1087 pelos bispos de Braga e de Tuy.

O mosteiro é um monumento de grande relevância histórica e cultural e está intimamente ligado à disseminação do cristianismo na região durante o período medieval e à rota de peregrinação para Santiago de Compostela.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.