Obra que reabilitou o Mosteiro de São João de Cabanas vence prémio de arquitetura

A obra que reabilitou o Mosteiro de São João de Cabanas, na freguesia de Afife, em Viana do Castelo, foi distinguida na categoria de Reabilitação Arquitetónica, esta quinta-feira, na cerimónia de entrega dos “Espaço” Prémios Nacionais de Arquitetura – Anteprojetos 2025, que decorreu na capital do Alto Minho.

Recentemente, a reabilitação da obra, do arquiteto Fernando Cerqueira Barros, já tinha recebido uma menção honrosa no European Prize of Architecture Philippe Rotthier 2024, um dos mais prestigiados prémios de arquitetura a nível mundial.

Natural de Arcos de Valdevez, Fernando Cerqueira Barros é licenciado e mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

É autor do livro “Construção do Território e Arquitetura na Serra da Peneda – Padrão (Sistelo) e as suas brandas – um caso de estudo”, trabalho que foi premiado, em 2012, com uma Menção Honrosa, no I Prémio Ibérico de Investigação em Arquitetura Tradicional, e também em 2013, com Menção Honrosa no Prémio Transversalidades 2012: Fotografia sem fronteiras. Territórios, Sociedades e Culturas em tempos de mudança.

Fotografia: VIANA AO MINUTO

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".

Filme rodado em Lanheses vai estar em cena no Sá de Miranda

Rodado entre 1979 e 1985 em Lanheses, "O Movimento das Coisas" retrata de forma "única e sensível o quotidiano" desta vila histórica, "das suas gentes, dos gestos simples e da vida comunitária de outros tempos".

Tomé Pinto: “Cinema sem público. Público sem cinema”

Artigo de opinião de Tomé Pinto, do Bloco de Esquerda.

Hugo Soares “e convidados” levam Vila Franca à gargalhada

Hugo Soares, humorista natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, tem atuado um pouco por todo o concelho e foi em Vila Franca, este domingo, que deu início à agenda do mês de fevereiro.