Mujães grata ao padre Manuel Costa Pereira: “Durante 32 anos, marcou a nossa freguesia”

A freguesia de Mujães dedicou uma “nota pública” de agradecimento a Manuel Costa Pereira, pároco que exerceu durante 32 anos naquela localidade do concelho de Viana do Castelo e que foi substituído, recentemente, por Pablo Lima.

Segundo a Junta presidida por Joana Afonso, o padre Manuel Costa Pereira, que foi dispensado pela Diocese de Viana do Castelo, a pedido do próprio, no início de outubro, por motivos de idade e de saúde, marcou a freguesia de “forma indelével“.

Ao longo de mais de três décadas, o Senhor Padre Manuel acompanhou gerações, celebrando batizados, casamentos e outros momentos sacramentais – muitas vezes das mesmas famílias, das mesmas pessoas – construindo connosco, mujanenses, laços de proximidade e verdadeira comunhão“, lê-se.

A Junta de Freguesia lembra ainda que o cuidado do padre Manuel Costa Pereira pela Paróquia de Mujães estende-se também “na salvaguarda da Igreja Paroquial e da Capela de Nossa Senhora das Neves“.

O seu contributo foi determinante para a gestão e preservação do nosso património, visível nas várias requalificações realizadas ao longo dos últimos anos“, reconhece.

A construção do Centro Social e Paroquial de Mujães, realizada sob a sua orientação e empenho, representa um marco de enorme importância, garantindo um espaço partilhado pela Paróquia e permitindo a realização de várias respostas sociais e religiosas“, acrescenta.

A Junta sublinha ainda que, enquanto o padre Manuel Costa Pereira exerceu funções, o Compasso Pascal saiu todos os anos, permitindo “a celebração de um dos momentos mais simbólicos da tradição do Vale do Neiva, o encontro das Três Cruzes, no Largo das Neves“, e destaca também o empenho que teve em manter vivas as Festas em Honra do Corpo de Deus e de Nossa Senhora das Neves.

Importa também reconhecer a sua capacidade de diálogo, cooperação e entreajuda com instituições públicas, associações locais e entidades privadas não religiosas, sempre com o objetivo de promover o bem-estar da freguesia e da Paróquia. A harmonia que nos transmitiu, a mensagem de serenidade que sempre espalhou e o ambiente de proximidade que ajudou a construir, permanecem entre nós como parte viva do legado que deixa“, conclui.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.