Movimento exige que mulheres vianenses não sejam afastadas do Desfile da Mordomia

O grupo Somos Todas Mordomia apelou à organização da Romaria d’Agonia para que o Desfile da Mordomia volte a incluir as mulheres de Viana do Castelo que têm sido presença constante ao longo das décadas. O movimento alerta que, sem a participação destas, “a tradição perde alma, raízes e verdade”.

As mil vagas abertas para a edição deste ano esgotaram em apenas dois dias, quando o processo deveria decorrer durante 15.

Para o movimento, “a Romaria d’Agonia não é um espetáculo de vaidades nem um desfile carnavalesco”, mas sim “um ato de pertença, memória e continuidade cultural”. Defendem que o processo de inscrição deve privilegiar, numa primeira fase, mulheres naturais ou residentes no concelho, e só depois abrir a participação a outras regiões.

O caso gerou polémica depois de, a 16 de junho, as inscrições terem esgotado em pouco mais de 48 horas. No dia 16 de julho foram anunciadas 32 vagas adicionais.

A VianaFestas, responsável pela organização, deverá pronunciar-se sobre a questão numa conferência de imprensa marcada para sexta-feira.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.