Migrantes desembarcados no Algarve transferidos para centros temporários

Dos 38 migrantes que chegaram no final da semana passada à praia da Boca do Rio, em Vila do Bispo, 30 já se encontram em centros de instalação temporária no Porto e em Faro. Apenas oito permanecem no pavilhão de Sagres, local inicialmente usado para alojamento provisório e que a autarquia considerou “sem condições adequadas”.

As transferências priorizaram famílias com crianças. O primeiro grupo, composto por duas famílias marroquinas — um adulto com um filho de oito anos e um casal com dois filhos de um e dez anos — foi encaminhado na noite de segunda-feira para a Unidade Habitacional de Santo António, no Porto, que funciona como Centro de Instalação Temporária (CIT).

Operação de redistribuição

Ao longo de terça-feira, mais 24 migrantes foram deslocados: nove para o mesmo CIT do Porto e 13 para o Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária no aeroporto de Faro.

No pavilhão de Sagres, sob vigilância da GNR, ficaram oito homens. Sete deveriam sair ainda no final do dia, enquanto o último, que esteve hospitalizado, será transferido após comparecer em tribunal.

Processos legais e saída do país

O Tribunal de Silves decretou medidas de afastamento coercivo para todos os migrantes, com prazo de 20 dias para abandonarem Portugal voluntariamente. Caso não o façam, será aplicada a expulsão forçada.

A gestão administrativa do processo cabe à Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), enquanto a PSP, desde a extinção do SEF, é responsável pela tutela dos centros e pelo acompanhamento desde a entrada irregular até à saída do território nacional. O prazo máximo de detenção é de 60 dias.

Viagem e condições de chegada

O grupo, composto por 25 homens, seis mulheres e sete menores, afirmou às autoridades que partiu de El Jadida, em Marrocos, no dia 4 de agosto, com destino a Espanha. No entanto, as correntes desviaram a embarcação para a costa algarvia.

Alguns migrantes chegaram desidratados e em hipotermia, tendo recebido assistência médica no local. A Polícia Judiciária do Sul investiga eventuais ligações a redes de auxílio à imigração ilegal.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.