Luís Nobre diz que vai reforçar apoio aos Embaixadores da Cultura Vianense

Luís Nobre, atual presidente e recandidato pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Viana do Castelo, quer reforçar o programa “Embaixadores da Cultura Vianense”, que apoia grupos etnográficos, bandas filarmónicas e associações culturais do concelho.

A garantia foi dada pelo próprio, esta semana, em visita às freguesias.

A medida consta no eixo estratégico “Impulsionar a Cultura, Fortalecer a Identidade” do programa eleitoral do PS, no âmbito das eleições autárquicas do próximo domingo.

Em causa estão deslocações nacionais e internacionais que o candidato considera
uma mais-valia para a promoção, projeção e afirmação” do concelho e da cultura
vianense. “Os nossos agentes são os melhores embaixadores de Viana. Este reconhecimento gera retorno na cidade e tem de ser valorizado“, considerou.

Segundo Luís Nobre, “Viana do Castelo é procurada porque é inspiradora no seu
todo, pela paisagem, pelas gentes, pelas tradições, pela identidade, pela riqueza
patrimonial e cultural“.

No eixo dedicado à cultura, a candidatura socialista propõe também a consolidação de novos polos culturais que respondam às várias áreas artísticas através do alargamento da rede de equipamentos culturais do concelho, nomeadamente a criação de um Auditório Municipal de Cinema e de uma Galeria de Arte Contemporânea no centro histórico, estruturas que “respondem à necessidade de reforçar a oferta cultural da cidade e atrair novos públicos“.

E temos também o projeto do BeatleArts, um espaço multidisciplinar dedicado às artes, música e memória, que será criado a partir de um acervo particular colocado ao serviço dos vianenses“, revelou ainda.

O eixo dedicado à cultura prevê ainda a consolidação da descentralização cultural nas freguesias, além de continuar a apostar nos principais eventos culturais do concelho, dos festivais de música, reconhecidos internacionalmente, aos festivais urbanos, ao folclore e às festas populares, com destaque para a Romaria da Senhora d’Agonia.

Luís Nobre acrescentou que a abordagem, para os próximos quatro anos, é ampla e passa por “impulsionar também a cultura em rede“, através da adesão à Bilheteira Eletrónica e ao Cartão Pentágono Cultural, que permitirá aos utilizadores fruir dos eventos e equipamentos culturais das cinco cidades aderentes (Viana, Barcelos, Braga, Guimarães e Famalicão) com vantagens e descontos.

Está ainda prevista a implementação de um plano de musealização digital.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.