Luís Nobre assume vice-presidência do Eixo Atlântico

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, despediu-se esta quinta-feira da presidência do Eixo Atlântico, que passa a ser assegurada por Miguel Fernández, alcaide de Lugo, em Espanha, onde se realizou a reunião.

No adeus ao cargo, o autarca vianense, que passa a vice-presidente, assumiu ter sido uma honra e um privilégio presidir o Eixo Atlântico nos últimos dois anos, num contexto único no plano nacional, marcado pela instabilidade política e por várias crises no plano internacional, e enfatizou o trabalho realizado em prol da partilha de valores comuns.

Luís Nobre recordou ainda que o Eixo Atlântico foi fundado em 1992 com o objetivo de promover a cooperação transfronteiriça entre o Norte de Portugal e a Galiza, estabelecendo a cultura como um dos pilares dessa cooperação.

No ano em que Viana do Castelo é Capital da Cultura do Eixo Atlântico, Luís Nobre garantiu encarar a cultura “como uma alavanca da estratégia de desenvolvimento da euro-região, criando consciência estratégica nos atores, predispondo-nos a encetar um trabalho colaborativo, articulado e inclusivo, aberto a inovação e à mudança, com vocação e dimensão europeias“, assegurando que, para o Eixo Atlântico, “a cooperação cultural tem sido a ferramenta de produção de intercâmbio cultural, veículo de convergência, de espaço de diálogo e entendimento mútuo“.

Promover a cooperação e a cultura é a única equação que terá como resultado alianças estratégicas que valorizem o respeito mútuo, a compreensão intercultural, alcançando um futuro onde as diferenças são não apenas toleradas, mas celebradas, para procurar e alcançar objetivos comuns“, acrescentou.

Frisou ainda que “a cultura no Eixo Atlântico nunca será apenas um meio de expressão artística, mas sim uma ferramenta poderosa para a cooperação regional, para o nosso desenvolvimento económico e para a construção de uma identidade partilhada“.

Através de eventos culturais, artísticos e intercâmbios educativos, o Eixo Atlântico continuará a fortalecer os laços entre o Norte de Portugal e a Galiza, mostrando à Europa e ao Mundo, como a cultura é um fator de união, de paz e de progresso entre os povos“, finalizou.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.