Junta repudia ataque com petardo à Igreja de Chafé

Um petardo rebentou depois de ter sido atirado para dentro da Igreja de Chafé, esta terça-feira, enquanto decorria a homilia.

No interior do templo estavam cerca de 50 pessoas.

O alerta foi dado por volta das 20:00 horas e, segundo apurou o VIANA AO MINUTO no local, não há registo de feridos nem danos materiais.

Ainda assim, a GNR de Viana do Castelo foi chamada e está a investigar o incidente.

“Comportamento inaceitáveis”

Entretanto, a Junta de Freguesia de Chafé já “tomou conhecimento do grave incidente ocorrido na Igreja Paroquial” e manifestou “repúdio por qualquer ato que coloque em causa a segurança das pessoas, do património e da tranquilidade” da freguesia, “sublinhando que comportamentos desta natureza são absolutamente inaceitáveis e contrários aos valores de convivência, respeito e civismo que caracterizam Chafé“.

Neste momento, e enquanto decorrem as diligências de investigação por parte das autoridades competentes, apelamos ao bom senso, à serenidade e à responsabilidade de todos os fregueses, solicitando que se aguarde o apuramento dos factos e das respetivas causas por parte da GNR“, lê-se.

A Junta considera essencial que este tema seja tratado com responsabilidade e respeito, evitando conclusões precipitadas ou comentários que não contribuam para o esclarecimento da situação nem para o bem-estar da comunidade“, acrescenta.

A Junta de Freguesia realça ainda que “a coesão social, o respeito mútuo e a confiança nas instituições são essenciais para ultrapassar momentos sensíveis como este” e reafirmou “a sua total colaboração com as autoridades“.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.

Câmara emite parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

"Entende-se que a povoação de Vila de Punhe evidencia, de forma clara e consistente, uma identidade histórica própria, uma continuidade territorial e social consolidada, um tecido associativo e cultural ativo e um conjunto significativo de instituições e equipamentos que, no seu conjunto, permitem enquadrar a sua elevação à categoria de vila".