João Afonso de Oliveira, fundador da Banda de Gaitas de São Tiago de Cardielos, foi agraciado pela Junta com o Diploma de Mérito, este sábado, “em apreço e reconhecimento pelo seu notável contributo pessoal na criação, promoção e dinamização” desta coletividade, que tem elevado o nome da freguesia a nível nacional e internacional.
“É muito agradável saber que há pessoas que acompanham a Banda e que enaltecem o trabalho que tem sido feito“, confessou João Afonso de Oliveira, fundador de uma Banda que começou com oito portugueses e seis galegos, em 2003, e que é constituída atualmente por 36 elementos.
“Custou muito. Foi uma luta. Não foi fácil. A Gaita de Foles não era um instrumento muito agradável para os jovens, foi difícil incutir esse gosto“, recordou em entrevista ao VIANA AO MINUTO.
Duas décadas depois, a Banda de Gaitas de São Tiago de Cardielos tem uma escola a funcionar em pleno e uma agenda cheia. “É um projeto com futuro e temos jovens com capacidade para continuarem com isto“, garantiu.
João Afonso de Oliveira lembrou ainda algumas das melhores memórias que guarda destes anos de atividade.
“Os campeonatos da liga galega. Foi muito gratificante competir em Espanha. Aquilo é como o futebol, com várias divisões. Ganhámos alguns campeonatos da 5.ª, da 4.ª, da 3.ª, da 2.ª divisão… O máximo que conseguimos na 1.ª divisão foi o 2.º lugar, em Santiago de Compostela. Mas é muito gratificante e tem ajudado os jovens a crescer“, declarou.
Por fim, revelou ainda que está a ser planeado um espetáculo da Banda de Gaitas de São Tiago de Cardielos, no centro da cidade, na altura do Natal.
João Luís, presidente da União das Freguesias de Cardielos e Serreleis, e candidato à presidência da Junta de Cardielos nas eleições autárquicas de 12 de outubro, lembrou que a proposta da atribuição do Diploma de Mérito a João Afonso de Oliveira foi aprovada por unanimidade, em Assembleia de Freguesia, e que este é um “reconhecimento justo“.
“É um sonhador, sem dúvida. Teve o sonho de constituir uma Banda de Gaitas. No início não foi fácil, não tinha apoiantes. Remou sozinho, contra tudo e contra todos, e o projeto dele venceu. E hoje é reconhecido internacionalmente“, afirmou.
O autarca notou ainda que se trata de um grupo que se diferencia dos outros e que, no país, não há outro igual. “É um grupo espetacular. A convivência entre eles. E as suas atuações. Diversificadas. Dão show. Eleva Cardielos e Viana do Castelo, sem dúvida“, concluiu.

