Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, esteve em Viana do Castelo, esta quinta-feira, para acompanhar as obras das residências do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O IPVC, recorde-se, está a investir mais de 20 milhões de euros, cofinanciados pelo PRR, na sua rede de residências académicas.
O investimento vai permitir disponibilizar cerca de mil camas a partir do ano letivo 2026/27.
O plano inclui a requalificação da residência da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), do Centro Académico, e a construção daquela que será a maior residência do universo IPVC: a residência da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC).
Obras em execução:
- Centro Académico: as obras, com conclusão prevista para fevereiro de 2026, envolvem a conversão de quartos triplos e quádruplos em quartos duplos e individuais, todos equipados com casa de banho privativa. Estão também a ser renovadas as áreas comuns como copas, salas de estudo, bares e espaços culturais, garantindo maior conforto e funcionalidade para a comunidade académica. Esta empreitada correspondeu a um investimento próximo dos 2 milhões de euros e permitirá ao IPVC disponibilizar no Centro Académico 132 camas.
- Escola Superior de Educação (ESE-IPVC): A intervenção, orçada em mais de 800 mil euros (mais IVA), contempla a modernização completa de 119 camas distribuídas por 40 quartos e três pisos, casas de banho, cozinhas, salas de estudo e zonas comuns, instalação de elevador e melhorias nas infraestruturas técnicas, garantindo conforto, eficiência energética e segurança. A conclusão está prevista para finais de junho de 2026.
- Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC): A nova residência, com 400 camas, incluirá quartos individuais, duplos e adaptados, estúdios, cantina, ginásio e gabinete de saúde, numa infraestrutura funcional e sustentável. Prevê-se a conclusão da obra em julho de 2026, com um impacto decisivo na qualidade de vida e bem-estar dos estudantes, reforçando a estratégia do Politécnico de Viana em promover alojamento acessível e inclusivo. Trata-se de um investimento de 15,397 milhões de euros (mais IVA).
Em curso está também a obra de requalificação da residência da Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima.
Num investimento de 1,173 milhões de euros (mais IVA), esta empreitada inclui, entre outros, intervenções em todos os quartos, cozinhas, casas de banho, zonas comuns e áreas técnicas, com melhorias profundas em toda a infraestrutura. Esta residência irá disponibilizar aos estudantes 141 camas.
Residência Praia Norte (Viana do Castelo) – 400 camas;
Residência Centro Académico (Viana do Castelo) – 130 camas;
Residência ESE-IPVC (Viana do Castelo) – 119 camas;
Residência na ESDL-IPVC (Pousada – Melgaço) – 38 camas;
Residência na ESDL-IPVC (Escola do Prado – Melgaço) – 21 camas;
Pousada da Juventude de Viana do Castelo – 16 camas;
Residência AVV (Arcos de Valdevez) – 15 camas;
A Vianesa Guest House (Viana do Castelo) – 6 camas;
Residência na ESCE-IPVC (Valença) – 56 camas;
Pousada da Juventude de Ponte de Lima – 36 camas;
Residência Pastoral Universitária do Carmo (Viana do Castelo) – 37 camas;
Residência C. P. de Santa Maria Maior (Viana do Castelo) – 43 camas;
Outra unidade – Ponte de Lima – 60 camas.
TOTAL – 977 camas

