Gabriel Rodrigues, estudante da licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), venceu a mais recente edição dos “Duelos de Natal”, rubrica do programa Praça da Alegria, da RTP1, num desafio conduzido pelo chef Hélio Loureiro.
O jovem angolano, de 22 anos, conquistou o júri com uma receita que espelha a sua identidade gastronómica: um bolo de ginguba (amendoim), doce tradicional que é servido com doce de leite caseiro e que é tradição nas ceias de Natal desse país africano.
“Juntar um doce nacional com um doce da minha cultura foi a forma que encontrei de mostrar quem sou. Fiquei muito contente com a vitória, que me dá visibilidade e uma oportunidade para apresentar a minha paixão“, disse Gabriel, que se mudou para Portugal há pouco mais de dois anos para estudar no IPVC.
“Já tinha experiência em cozinha e pastelaria, mas aqui sinto que evoluo todos os dias. O curso corresponde totalmente às minhas expectativas e tem-me preparado em várias vertentes. É uma formação multidisciplinar e completa, que junta gastronomia, cultura, história e turismo. Sinto que me prepara para o futuro e para aquilo que quero fazer: trabalhar tanto a cozinha nacional como a internacional“, acrescentou.
Com a vitória no concurso e com o percurso académico, Gabriel ainda não tem planos definidos para o pós-licenciatura, mas assumiu que pretende “participar em mais concursos e festivais“. “São oportunidades importantes para promover a gastronomia de Portugal e de Angola“, concluiu.

