Este sábado, às 10:00 horas, realiza-se a Cerimónia de Abertura da Atividade Ação Bandeira 2025, no Pavilhão do Seminário Diocesano, em Viana do Castelo.
Depois da cerimónia, que conta com o selo da Junta Regional de Viana do Castelo e do Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas, juntamente com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, estão previstos jogos e workshops relacionados com a temática ambiental.
Estava também prevista uma ação de limpeza da zona costeira, na Praia Norte e na Praia do Coral, mas foi suspensa devido à previsão de agitação marítima.
Estão inscritos cerca de 900 participantes, com a presença de agrupamentos da região de Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Lisboa e ainda alguns elementos das Guias de Portugal.
O Mês do Mar é uma iniciativa promovida em parceria com a Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa, que decorre ao longo do mês de novembro. O seu principal propósito é criar uma “onda” de limpeza de praias e zonas ribeirinhas em todo o país, sensibilizando jovens e comunidades para o problema do lixo marinho.
No âmbito desta campanha, o Departamento Nacional de Ambiente (DNA) dinamiza a “Ação Bandeira”, que este ano se realiza em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo.
Esta ação integra a limpeza de uma zona marítima ou fluvial, acompanhada por pessoal especializado, bem como momentos pedagógicos dedicados a temas como o ambiente, a sustentabilidade, o oceano e os resíduos, contando com a colaboração de diversos parceiros institucionais do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e de outras entidades.
Assinalando-se o Dia Nacional do Mar a 16 de novembro, a realização desta atividade neste fim de semana representa uma oportunidade para reforçar a relevância do projeto Mês do Mar, envolver as comunidades locais numa ação prática e pedagógica e, sobretudo, demonstrar o compromisso das nossas crianças e jovens com a proteção e preservação do Oceano.

