Este sábado! Gil Eannes celebra “28 anos” com visitas gratuitas e lançamento de livro

Foi há 28 anos, no dia 31 de janeiro de 1998, que o Gil Eannes regressou a Viana do Castelo.

Para assinalar a data, as visitas ao Navio Museu, este sábado, vão ser gratuitas.

Está previsto também, para as 15:00 horas, o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra salvos por navios das marinhas de guerra, de pesca e de comércio portuguesas”, de João David Marques.

Construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o Navio Hospital Gil Eannes iniciou a sua atividade como hospital em 1955, tendo apoiado, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia.

Depois de desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa e acabou por ir para uma sucata.

Foi então que, em 1998, a Fundação Gil Eannes, FP, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, conseguiu resgatá-lo a troco de 250 mil euros, após uma campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses.

Atualmente, é um dos principais polos de atração da cidade. Só em 2025, totalizou perto de 100 mil visitas, novo recorde.

Segundo a Fundação, os mercados que mais visitaram o Navio foram o nacional, com 54%, seguido do espanhol (22,52%), francês (9,18%), brasileiro (4,14%), alemão e inglês (com quase 3% cada).

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.