De 9 a 31 de janeiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a já habitual “Arruada de Janeiras” no centro histórico da cidade, que tem como objetivo estimular o comércio tradicional.
Esta sexta-feira, a Ronda Típica da Meadela deu o pontapé de saída, mas há mais para ver e ouvir ao longo do fim-de-semana.
Este sábado, 10 de janeiro, os conjuntos que pode encontrar na cidade são o Grupo de Janeiras de Nossa Senhora das Boas Novas – Mazarefes, a Ronda Típica de Carreço, o Sport União Cardielense e a Comissão de Festas de Nossa Senhora do Amparo – Cardielos.
No domingo, dia 11, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz, o Grupo de Danças e Cantares de Perre e o Cantabunito.
Sexta-feira, dia 16, a animação prossegue com o Grupo Folclórico de Viana do Castelo e o GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva.
No dia seguinte, sábado, são cinco os grupos participantes: Grupo de Danças e Cantares de Serreleis, Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa, Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e Tuna de Veteranos de Viana do Castelo.
No dia 18 de janeiro, a animação fica a cargo do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.
A 23 de janeiro, sexta-feira, as Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira são o grupo participante.
No sábado, 24 de janeiro, atuam o Grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense, o Luar das Neves – Centro Recreativo e Cultural das Neves e as Modilhas do Neiva de A Mó.
No último fim-de-semana do mês, a 30 de janeiro, sexta-feira, há Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo e no sábado, dia 31, entram em ação as Cantadeiras do Vale do Neiva, a Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo e o Coro Cantoencanto.

