Darque transforma-se em “laboratório” do IPVC

A Junta de Freguesia de Darque chegou a acordo com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para a criação de “uma nova parceria entre o Mestrado em Turismo e Inovação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Vila de Darque”.

A Vila de Darque será um verdadeiro território-laboratório onde os estudantes vão desenvolver projetos reais, em diferentes unidades curriculares“, lê-se numa nota publicada pelo Executivo de Paulo Taborda, esta quinta-feira, nas redes sociais.

Esta colaboração reforça a ligação entre a formação académica e o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios“, acrescenta.

Mestrado em Turismo e Inovação

Segundo o IPVC, “o curso de mestrado Turismo e Inovação resulta da necessidade de dar resposta às exigências do mercado em relação aos desafios que a atual conjuntura pandémica trouxe aos profissionais do setor“.

Confira o que informa o IPVC:

Apesar de o Turismo ser uma das indústrias que mais tem crescido nas últimas décadas e que mais gera riqueza, foi, recentemente, abalado pela atual pandemia e pelos seus efeitos a nível global, conduzindo a uma significativa alteração de comportamentos, expectativas e exigências por parte dos consumidores.

A evolução e alterações recentes demonstram que a oferta ao nível de ensino superior deve, necessariamente, acompanhar as transformações conjunturais e setoriais, visando contribuir para o incremento de competências dos profissionais.

Neste contexto, e sabendo que os recursos humanos constituem um fator decisivo para a competitividade das empresas e dos destinos turísticos, é fundamental que a formação superior em Turismo se ajuste e dê respostas às dinâmicas e exigências do mercado.

Os objetivos definidos para o ciclo de estudos inserem-se na estratégia da oferta formativa do IPVC que contempla, num dos seus eixos de desenvolvimento prioritários, a área do turismo, na qual o presente ciclo de estudos se insere, em particular, utilizando planos curriculares inovadores e processos de ensino-aprendizagem adequados aos diversos públicos.

O aumento da competitividade no sector do turismo a nível internacional obriga os destinos turísticos a terem uma política constante de valorização dos seus recursos humanos, capacitando-os para o desenvolvimento de uma intervenção socioprofissional inovadora e de elevado valor acrescentado, como forma de garantir a sua competitividade a nível internacional.

Em concreto, o ciclo de estudos em Turismo e Inovação vai ao encontro do projeto educativo, científico e cultural da instituição, que visa assegurar a definição da sua oferta formativa deduzida da interlocução com saberes de importante instrumentação para as necessidades do desenvolvimento do turismo a nível local, regional e nacional, destacando-se os seguintes pontos:

  • O ciclo de estudos está organizado no sentido de permitir, de uma forma coerente e consistente, tanto a integração dos mestrandos no mercado de trabalho, quanto a sua progressão para estudos a nível do 3.º ciclo, oferecidos pela instituição.
  • A proximidade com o setor do turismo é reforçada através de parcerias institucionais e contactos existentes em território nacional e internacional.
  • É também objetivo deste ciclo de estudos criar e manter projetos de investigação aplicada e prestação de serviços em parceria com entidades externas relevantes para o desenvolvimento dos conhecimentos e técnicas pertinentes para os seus domínios de formação;
  • As unidades curriculares integram, de forma explícita, projetos em contexto real, visitas de estudo, como um “laboratório” de conhecimento, para um contacto próximo com a realidade turística no terreno, o que é importante para analisar recursos na região e as suas potencialidades para o turismo.
  • Iniciativas com vista a uma maior consciencialização quanto à responsabilidade social e ética da instituição enquanto meio intercessor do desenvolvimento sustentado das populações;
  • Programas curriculares tem uma interligação aos objetivos de um desenvolvimento sustentável de diferentes territórios, incluindo onde a instituição está presente.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.