A poucas horas do término da campanha, o Partido Socialista enviou um comunicado às redações, através do qual assegura que a dívida do município baixou 5,6 milhões de euros desde 2022.
Comunicado:
«A Candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Viana do Castelo chega ao final desta jornada com uma convicção firme: só há uma equipa com provas dadas e medidas concretas para melhorar a vida dos Vianenses.
É a equipa do PS.
Ao longo dos últimos meses, percorremos todas as freguesias do concelho e elaborámos o nosso programa com base numa visão de futuro, sustentada por valores humanistas, de progresso e de proximidade. Fizemos uma campanha positiva, com compromissos reais e sem promessas vazias.
Em contraste, os Vianenses foram, sistematicamente, confrontados com as inverdades, as deturpações e a manipulação em que alguns candidatos, sobretudo à direita, decidiram basear as suas campanhas.
Por isso, cumpre a esta Direção de Campanha esclarecer que:
• A dívida do município a médio e longo prazo baixou 5,6 milhões de euros
desde 2022;
• O prazo de pagamento dos protocolos com associações foi reduzido para
metade;
• As transferências correntes para protocolos aumentaram 2,9 milhões de
euros desde 2021.
Em 2024, Viana do Castelo foi reconhecida como a 6.ª capital de distrito com Maior Índice de Transparência, ocupando a 24.ª posição a nível nacional, entre os 308 municípios. Todos os indicadores são públicos.
Garantimos, por isso, o nosso total compromisso com o controlo da dívida, uma gestão responsável dos recursos e as melhores práticas, assegurando uma continuidade na melhoria e benefício da qualidade vida dos Vianenses, ao contrário do que falsamente alega a oposição.
Resta-nos apontar que são os Vianenses que mais perdem com este tipo de atitude — privados de um debate sério —, mas também os seus autores, que desta forma continuarão afastados da confiança e da empatia dos eleitores, como de resto já o estão há vários mandatos.
Debater as propostas e a visão para o município exige uma oposição construtiva, que conheça a realidade de Viana do Castelo e, sobretudo, fale a verdade aos Vianenses.
Este foi um mandato marcado por desafios excecionais: uma pandemia, uma crise inflacionária e quatro governos. Mas não deixamos de estabelecer e cumprir todos os compromissos assumidos, garantir financiamento para todas as obras em curso e fazer o concelho avançar em todos os domínios.
Assim, convidamos todos os Vianenses a exercerem o seu direito de voto no próximo domingo, ACREDITANDO no projeto socialista para que Viana do Castelo continue a ser um exemplo de progresso e justiça social.»

