Cinema: Câmara quer incluir Viana no “grupo de trabalho” criado pelo Ministério da Cultura

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, enviou um ofício a Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e Desporto, a pedir a inclusão de Viana do Castelo no Grupo de Trabalho sobre Cinema.

No ofício, enviado ao ministério, o autarca vianense refere que, recentemente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo “foi confrontada com notícias da intenção da administração do Estação Viana Shopping proceder à desafetação das quatro salas de cinema do centro comercial, que são atualmente exploradas pela Cineplace“.

Luís Nobre indica que “estas notícias deixaram os vianenses, os agentes culturais e o executivo apreensivos, uma vez que se trata de um equipamento que serve uma atividade cultural de relevante interesse para Viana do Castelo“.

Nesse sentido, foi contactada a empresa que detém as salas de cinema e, paralelamente, a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual, associação responsável pela divulgação do cinema e audiovisual no concelho e no distrito.

No ofício, Luís Nobre referiu que esta associação, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, “tem vindo a desenvolver junto das crianças e jovens o projeto ‘Escolas Em Grande Plano’, que contempla atividades originais e diversificadas de literacia cinematográfica“, em ações realizadas ao longo do ano letivo, que atravessam todos os níveis de ensino.

Por isso, o autarca acolheu “com agrado” o anúncio da Ministra, durante a audição parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2026, sobre criar um grupo de trabalho dedicado à exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, grupo esse que junta o Instituto do Cinema e do Audiovisual e a Inspeção-Geral das Atividades Culturais, e que deverá “avaliar a melhor forma de responder ao aumento dos pedidos de desafetação de salas“.

Assim, e “considerando que esta atividade cultural é de relevante interesse para o concelho e para a região“, Luís Nobre demonstra “o agrado pela iniciativa” e mostra toda a disponibilidade da Câmara Municipal de Viana do Castelo e mesmo da associação Ao Norte “para contribuir de forma positiva para este Grupo e possíveis ações de mitigação“.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.

Viana: alteração do Plano de Urbanização da Cidade está em discussão pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), no seguimento da deliberação da reunião do executivo municipal realizada no dia 22 de dezembro de 2025.