Cardielos: 4 candidatos, dezenas de propostas! Saiba o que defendem para a freguesia

João Luís, do Partido Socialista, Henrique Parente, da Aliança Democrática, Paula Alexandra Policarpo, do Chega, e Eugénio Vítor, da CDU, são os quatro candidatos à presidência da Junta de Freguesia de Cardielos nas eleições de domingo, dia 12.

Mas, afinal, o que defendem para a freguesia, que 12 anos depois volta a separar-se de Serreleis?

O VIANA AO MINUTO falou com os quatro candidatos, que apresentaram algumas das medidas que consideram prioritárias.

João Luís, Partido Socialista

João Luís, recandidato a um segundo mandato, quer construir um Centro Cívico, com um edifício central, que inclua uma nova sede da Junta “e outros espaços e serviços que promovam o encontro com a comunidade“, além de uma estrutura que possa integrar os diversos movimentos associativos.

Quer construir também o Parque Desportivo de Cardielos, com um novo campo de futebol de 11 nos Monções, infraestrutura que considera ser “essencial e indispensável para a promoção da atividade desportiva e física da comunidade“.

Outro objetivo para o próximo mandato é requalificar a Estrada de São Silvestre pelo lado nascente. Segundo João Luís, a primeira fase, num total de 615 metros, já está em andamento. A ideia é avançar para a segunda fase, “que ligará a autoestrada A27 à pedreira“, e a que a “Câmara Municipal já garantiu a sua execução“.

O candidato quer também dar continuidade “às ações de manutenção e conservação das ruas“, através da “limpeza de todos os arruamentos, da conservação dos pavimentos e espaços verdes e da sinalização toponímica“, e propor à Infraestruturas de Portugal a “construção de troços de passeio e rede de águas pluviais na EN202“.

João Luís pretende ainda, entre várias outras propostas, avançar para a segunda fase de saneamento básico na freguesia, depois de, ainda este ano, ter sido concluída a cobertura de 49% das casas existentes em Cardielos.

Henrique Parente, Aliança Democrática

Henrique Parente, candidato da Aliança Democrática, também tem cinco medidas que considera prioritárias para a freguesia. Uma delas é a “criação de uma creche de qualidade e de proximidade“.

Vamos desenvolver as infraestruturas necessárias à criação de uma creche moderna, segura e pedagógica, que ofereça um serviço de qualidade, ajude os pais a conciliar a vida profissional com a familiar e garanta às crianças um espaço de crescimento saudável e estimulante“, afirmou.

Henrique Parente propõe também uma melhoria da mobilidade e dos acessos. “Propomos o calcetamento em cubo dos caminhos atualmente em terra batida ou calçada degradada, tornando-os mais seguros, acessíveis e duradouros. Esta medida permitirá uma melhor ligação entre os lugares, uma maior valorização do território e uma imagem mais cuidada da freguesia“, referiu.

O candidato da AD defende também a reabilitação do polidesportivo e requalificação das áreas envolventes: “Vamos reabilitar o polidesportivo e criar condições para a prática de modalidades como voleibol e ténis, além de requalificar as zonas envolventes, transformando o espaço num verdadeiro centro de convívio, lazer e dinamização comunitária“.

Outra medida passa por captar fundos comunitários “para a construção de um complexo desportivo com piscina“.

Se ganhar as eleições, Henrique Parente quer implementar também o Orçamento Participativo de Cardielos. “Queremos criar um Orçamento Participativo que permita aos cardielenses propor, discutir e escolher projetos para a freguesia. Com esta medida, queremos aproximar a Junta das pessoas, reforçar a transparência e garantir que os investimentos respondam realmente às necessidades da comunidade“, declarou.

Paula Alexandra Policarpo, Chega

Paula Alexandra Policarpo, 55 anos, morou vários anos no estrangeiro, onde diz que aprendeu “o verdadeiro valor da dedicação, do esforço e da justiça social“. Atualmente, reside em Cardielos e quer colocar toda a sua “energia, empenho e trabalho ao serviço da comunidade“, através da construção de uma Junta “transparente, acessível e participativa, que valorize os nossos idosos, apoie as famílias e crie oportunidades para os mais jovens“.

Nesse sentido, a candidata do Chega tem cinco eixos que considera prioritários.

Um deles é a sustentabilidade ambiental e limpeza pública. “Apostamos numa freguesia mais verde e cuidada, com a melhoria da recolha e manutenção dos espaços públicos, bem como a sensibilização ambiental junto da população. A limpeza e o embelezamento são a base da qualidade de vida“, explicou.

Queremos criar também um Espaço Cidadão que simplifique o acesso aos serviços, promovendo uma relação mais próxima, rápida e eficaz entre a Junta e os fregueses. A proximidade é o coração da boa gestão local“, afirmou.

Abastecimento público e saneamento básico são outras prioridades. “Vamos pressionar as entidades competentes para acelerar as obras de saneamento básico e abastecimento de água, essenciais à saúde e bem-estar da população. São infraestruturas básicas que já deveriam estar garantidas“, referiu.

Ação social e apoio à comunidade. É para as pessoas que trabalhamos. Por isso, vamos reforçar o apoio às famílias mais vulneráveis, aos idosos e às associações locais, criando uma rede de solidariedade mais ativa e eficaz“, assegurou.

Paula Alexandra Policarpo vai dedicar-se também ao lazer e bem-estar. “Queremos que Cardielos seja uma freguesia com vida, promovendo atividades culturais, desportivas e de lazer que envolvam todas as gerações e reforcem o sentimento de comunidade. Tudo isto com um princípio essencial: transparência e proximidade. Estamos aqui para servir as pessoas e fazer de Cardielos uma freguesia onde todos sintam orgulho em viver“, concluiu.

Eugénio Vítor, CDU

Se for eleito, Eugénio Vítor, da CDU, vai trabalhar no saneamento e água; na mobilidade; no ambiente e recursos naturais; e também na cultura, desportos e lazer.

Queremos concluir a rede de saneamento básico para o tornar extensivo a todos os lugares da freguesia e lutar pela reversão do negócio das águas, hoje sob a tutela da empresa ADAM – Águas do Alto Minho“, começou por dizer.

Queremos assegurar transporte de apoio ao idoso na deslocação aos cuidados de saúde, entre outros; pugnar por um sistema de transportes público, que garanta ligação permanente entre as várias freguesias e o centro do concelho“, continuou.

No ambiente, Eugénio Vítor promete limpar e melhorar “os caminhos existentes e a criação de novos; e manutenção e embelezamento dos espaços verdes“.

Outras medida passa por “melhorar a zona de lazer junto ao Rio com a instalação de assadores junto da área de lazer e merendas“, de modo a “aproximar os cidadãos das freguesia e visitantes ao Rio Lima, pois foi perdendo proximidade devido às obras de contenção das margens, criando uma barreira que impede o acesso das pessoas à água“.

Assim, propomos a criação de passadiços, rampas fixas ou móveis, bem como a criação de um pequeno cais para pequenos barcos de pesca e Recreio; apoiar as coletividades culturais, artísticas e desportivas; e promover e proteger o nosso património dos bordados tradicionais por intermédio de formação profissional“, revelou.

Por fim, o candidato da CDU garantiu que vai “pugnar pela instalação de uma caixa multibanco e pela criação de ATL’S para acolhimento de crianças fora do período escolar“.

As eleições autárquicas estão agendadas para este domingo, 12 de outubro.

Compartilhar

Inscreva-se na nossa newsletter

Newsletter
spot_imgspot_img

Popular

Relacionados

ETAP promove vários cursos para adultos em regime pós-laboral

Os interessados devem comparecer numa reunião que está agendada para esta terça-feira nas instalações de Viana do Castelo.

Último mês para validar faturas de 2025

Este ano, o prazo termina a 2 de março.

Areosa: Cozido à Portuguesa de São Mamede muda-se para o Salão Paroquial

Devido às condições climatéricas previstas para o próximo fim-de-semana.

Unidade Móvel de Saúde já fez mais de 17.500 atendimentos em 24 freguesias

No ano passado, foram abrangidas as freguesias de Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Chafé, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, São Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe e Vilar de Murteda.