Realizou-se esta sexta-feira, 19 de junho, a cerimónia de inauguração das novas instalações do Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo, integrada na sessão solene das comemorações do 17.º aniversário da instituição, num momento que contou com a participação do presidente da Câmara e da presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
A instituição conta, agora, com instalações no Parque Empresarial da Praia Norte.
Em comunicado, o Município explica que deliberou a isenção da parte das taxas de ocupação do lote agora inaugurado ao longo de cinco anos, ficando o Banco Alimentar com a responsabilidade de assumir o pagamento da parte da APDL.
No seu discurso, o autarca, Luís Nobre, referiu que esta é uma instituição “que merece toda a nossa atenção e todo o nosso acompanhamento”, já que promove “uma missão muito emergente, de forma particularmente relevante no tempo em que vivemos”.
Já João Ferreira, presidente da direção do Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo, gradeceu a todos aqueles que iniciaram este projeto em 2009 e a todos aqueles que fizeram a história da instituição, afirmando que, 17 anos depois, a política interna “continua a ser fazer mais, com menos”, sempre com o propósito de assegurar a distribuição de bens alimentares “junto de população em crise, em situação vulnerável ou em risco de empobrecimento”, tendo já contado com a ajuda de 19 mil voluntários.
Afirmou que o Banco Alimentar Contra a Fome vianense apoia 18.153 pessoas por mês, das quais mais de 5 mil são crianças, o que representa cerca de 8% da população do distrito.
A instituição trabalha em rede, em parceria, com 122 instituições do distrito, pelo que as novas instalações representam um “marco significativo e um esforço coletivo”.
A sessão solene integrou ainda a entrega de títulos a sócios honorários e a inauguração de um mural da autoria do artista Tó Lira.
Após diversos contactos com a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, em 19 de junho de 2009, um grupo de pessoas de boa vontade uniu-se e constituiu em Viana do Castelo a Associação Para a Partilha Alimentar de Viana do Castelo, que viria a dar corpo ao Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo. O grupo de fundadores, todos voluntários, alicerçou esta estrutura.
A primeira campanha de recolha de alimentos realizou-se em novembro de 2009, tendo sido angariadas cerca de 69 toneladas, recolhidas em 30 superfícies comerciais, com o apoio de cerca de 400 voluntários.
Desde então, o Banco Alimentar Contra a Fome em Viana do Castelo tem vindo a fazer a distribuição desses produtos e de outros excedentes alimentares, pelas muitas instituições e serviços de ação social do distrito.

