Renato Oliveira, pároco natural da freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, que exerce funções na Paróquia de São Romão de Neiva, defendeu, esta terça-feira, em Roma, a sua tese de Doutoramento.
Nas redes sociais, a Junta de Freguesia de Areosa já lhe dedicou uma mensagem de felicitação.
“Neste momento tão especial e importante na vida do Padre Renato, congratulamo-nos pelo seu sucesso académico e orgulhamo-nos do seu percurso na vida pastoral e do seu prestimoso contributo no domínio da liturgia, questionando, refletindo e abrindo novos caminhos no domínio do conhecimento e da prática litúrgica. Muitos parabéns, Padre Renato, e muitas felicidades!“, lê-se.
A defesa da tese, que foi aprovada com “alto louvor” e é intitulada “Do Movimento Litúrgico à Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II: Estudo histórico, em perspetiva pastoral, da realidade de Portugal (1926–1969)”, decorreu no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma.
Marcaram presença várias personalidades eclesiásticas e civis, entre as quais Carlota Borges, vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, além de familiares e amigos do pároco.

