Marisa Pereira, atual tesoureira e candidata pelo Partido Socialista à Junta de Freguesia de Alvarães, emitiu um comunicado, na noite desta quarta-feira, para esclarecer que o executivo do qual faz parte não vendeu o Campo de Futebol dos Engenhos.
“No sentido de esclarecer os Alvaranenses, venho informar que a Junta de Freguesia não vendeu o Campo de Futebol dos Engenhos“, assegurou, acrescentando que a Junta “está a desenvolver há muito tempo um projeto estruturante” com o apoio da Câmara Municipal.
“Esse projeto visa a instalação de mais empresas na nossa freguesia, com o objetivo claro de promover o desenvolvimento económico, de criar mais emprego e de fixar mais pessoas em Alvarães“, explicou.
Segundo Marisa Pereira, “um dos locais identificado, classificado e aprovado (UOPG 60) para a construção de áreas de zonas industriais e empresariais, é o terreno com cerca de 60 mil metros quadrados, onde está também inserido o Campo dos Engenhos“, e que “a procura de terrenos para construir novas empresas é muita“.
“Por outro lado, não há assim tantos terrenos em Alvarães para esse efeito e temos o dever de encontrar as melhores soluções. Por isso, desenvolvemos uma estratégia que passará por disponibilizar o terreno à Câmara Municipal, podendo esta construir loteamentos para instalação de empresas e, em contrapartida, a freguesia beneficiará de investimentos diversos na zona da Telheira – Parque do Alvito (UOPG 57)“, esclareceu.
Marisa Pereira garantiu ainda que, “dentro dos vários investimentos previstos para aquela área enorme, será construído um novo campo de jogos, que retribuirá, de uma forma moderna e funcional, o facto de a freguesia deixar de ter o Campo dos Engenhos“.
“Infelizmente, não existe neste momento nenhuma modalidade a utilizar o campo dos engenhos e o próprio campo está sem utilização e sem condições, devido à falta de utilização regular“, continuou, realçando que, através desta medida, vai ser possível “reativar a prática desportiva” em Alvarães.
“Em 2023, a Câmara Municipal contratou uma empresa de arquitetura para desenvolver o projeto de execução deste novo campo de jogos, com capacidade para a modalidade de rugby, futebol e outras. É um trabalho que se encontra em andamento e que não nasceu agora por estarmos perto das eleições. A construção do novo campo será uma realidade e está garantido pelo atual e futuro Presidente Luís Nobre! Isto são factos!“, assegurou.
A candidata sublinhou ainda que, “ao contrário do que outros fazem“, o executivo do qual faz parte informa a população sobre os projetos para a freguesia, projetos esses “realistas e comprovados com factos“.
Por fim, Marisa Pereira explicou a imagem que anexou ao comunicado: “As imagens que partilhamos nesta publicação: estudo da UOPG 60, aprovada em junho de 2024 pela Câmara Municipal, para construção da Nova Zona Industrial e Empresarial dos Engenhos. Estudo do Parque do Alvito (UOPG 47), elaborado em maio de 2022, também pela Câmara Municipal, e onde podemos ver a futura implantação do campo de jogos“.

